Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Universidade Nova de Lisboa

Endereço

Campus de Campolide
1099-085 Lisboa
Telefone: +351 213 715 600
Fax: +351 213 715 614
E-mail: unl@unl.pt

Coordenador ECTS

Maria Amália Botelho sec-ereitoral@unl.pt

Descrição

O nome Universidade NOVA de Lisboa sugere e apela à constante criatividade e inovação. Reclama também uma juventude que lhe é devida, como uma das mais recentes universidades públicas da Área Metropolitana de Lisboa, que se estende por três municípios: Lisboa, Almada e Oeiras.

A NOVA conta, atualmente, com mais de 19.500 alunos, um total de 1.591 docentes e investigadores, e 679 funcionários, dispersos por cinco faculdades, três institutos e uma escola que proporcionam um leque diversificado de cursos em todos os domínios do conhecimento.

A aplicação dos princípios da Declaração de Bolonha a todos os ciclos de estudo oferecidos, ilustra bem a capacidade da NOVA de se assumir como uma instituição universitária europeia. Exemplo disso é também o Programa Erasmus, no qual a Universidade NOVA de Lisboa participa com grande sucesso desde a sua criação em 1987.

A NOVA acolhe 42 Unidades de Investigação financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, incluindo 3 Laboratórios Associados (em parceria com outras instituições de investigação). Na última avaliação realizada pela FCT (2007-2008), 25 destas unidades obtiveram a classificação de “Excelente” ou “Muito Bom”, correspondendo a uma percentagem de 75%.”

Igualmente a qualidade da investigação praticada - excelente em muitas áreas -, é um outro pilar essencial para fundamentar a cultura de internacionalização que caracteriza a NOVA. Além do intenso intercâmbio no espaço europeu, desenvolve cooperação significativa com o Brasil e o espaço lusófono. Está ainda nos propósitos da NOVA,  a colaboração, muito em breve, com instituições de ensino superior da América Latina.

Neste âmbito, a Universidade colabora ativamente nas iniciativas promovidas pelo Governo português, nomeadamente no que diz respeito à colaboração com universidades norte-americanas, como a Universidade do Texas em Austin (UTA), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Carnegie Mellon (CMU), através de cursos de mestrado e programas de doutoramento e projetos de investigação.

A singularidade do projeto da Universidade NOVA de Lisboa exige o aprofundamento e o respeito da individualidade própria de cada uma das unidades orgânicas, que adquiriram e consolidaram a sua imagem e prestígio no espaço de liberdade, diversidade e tolerância que tem formatado a cultura da NOVA. O seu projeto reclama também um reforço de coesão entre unidades orgânicas, capaz de extrair a maior vantagem possível das sinergias que podem ser geradas e desenvolvidas.

A opção clara por uma identidade única mas diversificada, funcionando não só como uma rede de instituições, mas também de projectos, pessoas e recursos, identifica a NOVA como uma universidade aberta ao Mundo e interveniente nos grandes desafios do Século XXI.