Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Universidade Nova de Lisboa

Programas de intercâmbio internacional

A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) proporciona a todos os seus alunos um ambiente simultaneamente, vibrante, descontraído e de grande rigor, que se caracteriza por um elevadíssimo perfil internacional e por uma excelente relação de proximidade professor/aluno.

A participação cada vez mais ativa em diversos programas de mobilidade, com Universidades Estrangeiras de todos os continentes, tem sido o fator impulsionador da estratégia de internacionalização da NOVA.

Erasmus +

Erasmus + é um programa da União Europeia, que consolida sob um único quadro de apoio as áreas da educação, formação, juventude e desporto e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus. 

 

A NOVA participa na ação Erasmus desde a sua criação em 1987 e integra agora as atividades e ações do novo Programa Erasmus + (2014-2020), oferecendo oportunidades de mobilidade individual para fins de aprendizagem ou formação para os seus estudantes, docentes e pessoal não docente quer na Europa (Estudos e Estágios; Missões de Ensino e Formação) quer no resto do mundo (International Credit Mobility – ICM). 

 

Estes projetos de mobilidade permitirão aos participantes viajar para outro país, a fim de estudar, trabalhar, ensinar, fazer formação e desenvolver competências profissionais.

 

Consórcios Erasmus +

A NOVA participa, enquanto Instituição de Ensino Superior parceira, nos consórcios outCOME, WORK+, Mare Nostrum e é a instituição coordenadora do Consórcio Merging Voices.

O Consórcio do Mar e das Energias Renováveis (outCOME) pretende afirmar-se no contexto nacional e europeu como sendo uma entidade de referência e de excelência, promotor de oportunidades para estudantes e diplomados do ensino superior nas áreas temáticas relacionadas com o mar e as energias renováveis.

O Consórcio Working Opportunities to Reinforce Knowledge (WORK+) financia estágios curriculares para estudantes e diplomados do ensino superior e está aberto a todas as áreas temáticas.

O Consórcio Merging Voices, coordenado pela NOVA no âmbito do Programa Erasmus+, International Credit Mobility, apoia a mobilidade de estudantes (de vários ciclos) e de pessoal académico e administrativo das instituições de Portugal e de 12 países da Ásia e Oceânia.

A NOVA é parceira do Consórcio Mare Nostrum, coordenado pela Universidade do Algarve no âmbito do Programa Erasmus+, International Credit Mobility, apoia a mobilidade de estudantes (de vários ciclos) e de pessoal académico e administrativo entre as instituições de Portugal e Marrocos.

 

Erasmus Mundus

A Universidade participa igualmente no Programa Erasmus Mundus. Este é um programa de cooperação e mobilidade que visa reforçar a qualidade do Ensino Superior Europeu e promover a União Europeia como centro de excelência de nível mundial no domínio da aprendizagem. 

Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades

No âmbito do convénio celebrado entre as universidades Portuguesas, Brasileiras e o Banco Santander Totta, foi estabelecido um Programa de Bolsas de Intercâmbio ao abrigo do qual os estudantes do 1.º e 2.º ciclos da NOVA (exclusivo para estudantes da FCSH, NMS|FCM e NOVA IMS) beneficiam de bolsas de mobilidade para o Brasil, financiadas pelo Banco Santander Totta.

Informações práticas para os estudantes em mobilidade

Os estudantes estrangeiros devem matricular-se o mais cedo possível, devendo, para tal, contactar o Gabinete de Relações Internacionais da respetiva Unidade Orgânica.

Após a matrícula, receberão um cartão de estudante que confere regalias iguais a qualquer outro estudante português: acesso a refeitórios, bibliotecas, centros de documentação, redução de preço em livros e bilhetes de concertos.

 

No Guia do Estudante Erasmus poderá obter mais informações úteis relativas aos estudantes em mobilidade sobre os cuidados a ter antes de partir e na chegada a Lisboa, bem como informações sobre a história de Portugal e da cidade de Lisboa.

Acesso ao Serviço Nacional de Saúde

Os estudantes dos países da União Europeia, do Espaço Económico Europeu e da Suíça estão abrangidos pelo Cartão Europeu de Seguro de Doença, que lhes permite beneficiar do sistema português de saúde como qualquer cidadão nacional. Para tal, antes de virem para Portugal, devem solicitar a emissão do documento. Os restantes estudantes em mobilidade devem certificar-se, igualmente antes da sua partida, de que têm um seguro de saúde.

Seguro Escolar

Todos os estudantes da NOVA, portugueses ou em mobilidade, beneficiam de um seguro escolar, pago no ato da inscrição. Para mais informações sobre o seguro escolar, contacte os Serviços Académicos de cada Unidade Orgânica. É importante mencionar que, em caso de acidente, o estudante deverá contactar imediatamente o respetivo Serviço Académico, de forma a proceder-se à participação do ocorrido à seguradora.

Para mais informações sobre os programas de mobilidade internacional, contacte:

Gabinete de Relações Internacionais
Tel.: +351 213 845 207/8
E-mail: international@unl.pt
http://www.unl.pt/pt/internacional