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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ciências da Educação (interuniversitário)

Ciclo

Terceiro ciclo

Grau

Doutor

Coordenador

José Manuel Matos (FCT-UNL)

Data de abertura

Número de vagas

20

Propinas

8 250 €/total = 2 750 €/anual*3

Horários

Objectivos educativos

O diploma de Estudos Avançados em Ciências da Educação é atribuído no final do 1.º ano de estudos (60 ECTS) aos estudantes que:

a) Demonstrem capacidade de compreensão sistemática de questões e problemáticas da investigação em ciências da educação;
b) Evidenciem o domínio de metodologias de investigação em educação:
c) Evidenciem o domínio de aprendizagem reflexiva, de análise crítica, de avaliação e de síntese de iedais novas e complexas;
d) Comuniquem com os pares, com a comunidade académica e com a sociedade em geral, sobre questões e problemáticas da educação, com clareza de ideias e argumentos, e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade baseada no conhecimento.

Adicionalmente, o diploma de Doutor em Ciências da Educação será conferido após a escrita e defesa da tese de doutoramento aos estudantes que:
e) Realizem trabalho de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento e que parte do qual mereça divulgação nacional ou internacional em publicações com comité de selecção.

O Curso de Doutoramento em Ciências da Educação serve pois de curso de formação para os estudantes que pretendem realizar investigação original que conduza à tese de doutoramento, contribuindo para a formação de investigadores e de líderes de processos de inovação fundamentada na pesquisa científica e, ao mesmo tempo, para a formação de professores e outros profissionais da educação que desejam aprofundar conhecimentos em Ciências da Educação mas não pretendem prosseguir para a escrita da tese de doutoramento.

Condições de acesso

Para ingressar no ciclo de estudos de doutoramento,o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional e nos normativos da UNL/ISPA,respeitando pelo menos 1 das seguintes condições: -Possuir o grau de mestre,ou equivalente legal,sobretudo professores e educadores de todos os graus de ensino,técnicos de educação e formação, trabalhadores e educadores sociais e das áreas da saúde; -Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo académico ou científico especialmente relevante, reconhecido pelo Conselho Científico (CC) das instituições associadas; -Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelo CC das instituições associadas. Os candidatos são selecionados tendo em conta o currículo académico e científico;currículo profissional; entrevista; e 1 texto com máx. de 5 págs descrevendo o interesse científico, pessoal e/ou profissional. Consulte http://www.fct.unl.pt/ensino/curso/doutoramento-em-ciencias-da-educacao

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 anos / 6 semestres. O estudante deverá completar com sucesso 180 créditos.
O Curso de Doutoramento (60 ECTS), está centrado na aquisição de competências e saberes em quatro áreas:
a) A reflexão sobre os fenómenos educativos e as questões que lhes estão subjacentes;
b) A formação em metodologias de investigação em educação, que visa dar ferramentas conceptuais e operacionais para o estudo dos fenómenos educacionais;
c) A formação em duas temáticas, uma em cada semestre do 1.º ano, das especialidades do curso em oferta;
d) A escrita de uma monografia, orientada por um professor, e que pode revestir diversos formatos, de acordo com o regulamento.
Após o Curso de Doutoramento, o doutorando desenvolve um trabalho de investigação original (120 ECTS), no âmbito de uma das especialidades e enquadrado numa das linhas ou projetos de investigação de um dos centros de investigação envolvidos no presente programa de doutoramento.

Acesso a outros cursos

O doutoramento é uma qualificação final.

Regras de avaliação

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a realização de um curso de doutoramento constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As unidades curriculares de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do curso de doutoramento é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso de doutoramento é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
73221101 Metodologias de Investigação em Educação 10
73221115 Monografia 20
73221100 Questões e Problemáticas da Educação 10
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
73221113 Seminário da Especialidade de Administração e Liderança em Educação 10
73221107 Seminário da Especialidade de Educação e Formação de Adultos 10
73221104 Seminário da Especialidade de Educação, Sociedade e Desenvolvimento 10
73221111 Seminário da Especialidade de Formação e Supervisão de Professores 10
73221110 Seminário da Especialidade de Literacias e Educação 10
73221114 Seminário da Especialidade de Necessidades Educativas Especiais 10
73221106 Seminário da Especialidade de Psicologia e Educação 10
73221108 Seminário da Especialidade de Tecnologias, Redes e Multimédia na Educação e Formação 10
73221105 Seminário da Especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular 10
Os seminários de especialidade são também os seminários
opcionais. O aluno tem obrigatoriamente de escolher um Seminário Opcional
distinto do Seminário da Especialidade.