Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estudos Portugueses

Ciclo

Terceiro ciclo

Grau

Doutor

Coordenador

Silvina Rodrigues Lopes

Data de abertura

Setembro de 2017

Número de vagas

20

Propinas

5 200 €/total = 1 300 €/anual*4

Horários

(a disponibilizar em http://fcsh.unl.pt/escola-doutoral/doutoramentos)

Objectivos educativos

O ciclo de estudos de doutoramento em Estudos Portugueses tem por seu objetivo geral a formação de estudantes para a investigação de nível avançado neste ramo, nas suas várias áreas de especialidade, formando doutorados que possam desenvolver o seu conhecimento nesta área do saber, tanto em contexto nacional como internacional, de modo a contribuírem ativamente para o desenvolvimento, a divulgação e a transmissão do conhecimento científico nesta área.

A realização do curso de doutoramento em Estudos Portugueses implica a aquisição dos seguintes objetivos e competências:

1) Capacidade de realizar uma investigação original na área científica dos Estudos Portugueses.
2) Capacidade de organizar e tratar informação pertinente de forma exaustiva.
3) Capacidade de criar e experimentar novos métodos críticos ou metodologias de trabalho.
4) Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação na área dos Estudos Portugueses no respeito pelas exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.
5) Realizar um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações cientificamente reconhecidas.
6) Comunicar com os seus pares, restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que são especializados.
7) Capacidade, numa sociedade baseada no conhecimento, de promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

Condições de acesso

Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento (CED), o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes: a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 8 semestres. Créditos totais: 240 créditos (60 em unidades curriculares + 180 na componente não letiva). Modalidades de componente não letiva: Tese. Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos. O seminário de opção livre poderá ser escolhido de entre as unidades curriculares de formação pós-graduada oferecidas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA), por outras unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa, ou por outras instituições do Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante acordo ou protocolo.

Acesso a outros cursos

O doutoramento é uma qualificação final.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 300 e 310, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Regras de avaliação

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a realização de um curso de doutoramento constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As unidades curriculares de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do curso de doutoramento é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso de doutoramento é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
73209180 Metodologias em Estudos Portugueses - 1. semestre 10
73209101 Problemáticas em Estudos Portugueses - 1. semestre 10
73209112 Tese em Estudos Portugueses 180
73209111 Trabalho Final de Curso em Estudos Portugueses 20
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
73209181 Seminário de Especialidade - 2. semestre 10
73209182 Seminário de Investigação na área de especialidade - 2. semestre 10
Conforme a área de especialidade (Estudos de Literatura; Estudos de Cultura; Estudos Clássicos; Estudos Comparatistas; História do Livro e Crítica Textual; Ensino do Português; Literatura Tradicional e Oral; Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa), o estudante opta por um destes seminários (DEP ou numa Unidade de Investigação afeta ao CED).