Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Media Digitais (interuniversitário)

Ciclo

Terceiro ciclo

Grau

Doutor

Coordenador

João Mário Grilo; Paulo Nuno Vicente; Nuno Correia (FCT/UNL)

Data de abertura

Setembro de 2017

Número de vagas

4

Propinas

11 000€/total = 2 750 €/anual*4

Horários

(a disponibilizar em http://fcsh.unl.pt/escola-doutoral/doutoramentos)

Objectivos educativos

Este programa de Doutoramento, proposto pelas Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade de Texas em Austin, fornece uma formação especializada na área dos Media Digitais.

O Programa de Doutoramento tem como objetivo formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais, garantindo que os doutores estão preparados para o exercício de uma profissão, que se consubstancia, genericamente, na capacidade de:
- Criar, produzir e distribuir media digitais, tendo em consideração o público-alvo e a globalidade da cadeia de valor associada ao campo;
- Gerir equipas de criativos e produtores;
- Exercer uma actividade profissional especializada, em organizações de criação, de produção e de tratamento de conteúdos visando a sua distribuição para efeitos variados, desde os mass media, à educação, ao lazer, passando pelo marketing, pelos videojogos, e pelo corporate broadcasting;
- Aplicar conhecimentos, resolver problemas em ambientes novos ou desconhecidos e no âmbito de contextos multidisciplinares, de desenvolver estudos de análise e síntese e de desenvolver projetos de investigação nas áreas científicas participantes relevantes.

Condições de acesso

Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento, o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes: a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pela Coordenação do Curso como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela Coordenação do Curso como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 8 semestres. Créditos totais: 240 créditos (60 em unidades curriculares + 180 (150+30)) na componente não letiva). Modalidades de componente não letiva: Tese.
Número de créditos em regime de opção livre: 22.5 créditos. Os seminários de opção livre poderão ser escolhido de entre as unidades curriculares de formação pós-graduada oferecidas pela FCSH/NOVA, FCT/NOVA ou da Universidade do Porto ou por outras instituições do Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante acordo ou protocolo.

Acesso a outros cursos

O doutoramento é uma qualificação final.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 240 e 550, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Regras de avaliação

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a realização de um curso de doutoramento constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As unidades curriculares de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do curso de doutoramento é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso de doutoramento é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
73223101 História e Tendências dos Media Digitais - 1. semestre 7,5
73223102 Laboratório dos Media - 2. semestre 7,5
73223103 Métodos de Investigação - 2. semestre 7,5
73223118 Plano de Tese 30
73223109 Tecnologia dos Media - 2. semestre 7,5
73223106 Teoria da Comunicação - 1. semestre 7,5
73223119 Tese em Media Digitais 150
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
73223105 Opção Livre I 7,5
73223114 Opção Livre II 7,5
73223115 Opção Livre III 7,5
73223116 Seminário I 7,5
73223117 Seminário II 7,5
73223120 Tópicos Avançados em Media Digitais 7,5
No 1.º semestre, o estudante terá de realizar no total 15 ECTS de entre o grupo de optativas. No 2.º semestre terá de realizar 7,5 ECTS de entre o grupo de optativas.