Guia de Cursos

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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ciências da Comunicação

Ciclo

Primeiro ciclo

Grau

Licenciado

Percursos

Coordenador

Maria Margarida Godinho

Data de abertura

Setembro de 2017

Número de vagas

95 vagas

Propinas

Estudantes nacionais: 1063,47€ anual Estudantes internacionais: 3500€ anual

Horários

(consultar o horário em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/licenciaturas)

Objectivos educativos

1) Possuir formação teórica e metodológica atualizada na área das Ciências da Comunicação;
2) Compreender criticamente o mundo, em especial nas questões relacionadas com o fenómeno da comunicação;
3) Desenvolver competências para a realização de trabalhos teóricos e/ou práticos no campo das Ciências da Comunicação;
4) Conhecer as diversas realidades e possibilidades profissionais na área do curso;
5) Conhecer os conceitos, as ferramentas e as metodologias necessárias ao exercício profissional nas diferentes áreas da comunicação, designadamente:
a) No jornalismo e na comunicação social,
b) No cinema, televisão e audiovisual,
c) Na comunicação estratégica e política,
d) Nas relações públicas,
e) No campo da produção, gestão e programação artística e cultural.
6) Ser capaz de realizar projetos inovadores e experimentais na área de conhecimento do curso;
7) Ser capaz de perspetivar o seu desenvolvimento pessoal em articulação com a natureza das matérias cientificamente relevantes no contexto das Ciências da Comunicação.

Condições de acesso

O ingresso no curso pode ser efetuado através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, dos Regimes Especiais, dos Concursos Especiais de Acesso (M23) ou dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência. Para se candidatarem ao ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso, os estudantes devem satisfazer as condições descritas pela Direção-Geral do Ensino Superior. Consultar http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/ Estudante Internacional: http://fcsh.unl.pt/internacional/admissoes

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 anos/6 semestres.
O aluno tem que realizar 180 créditos: 120 créditos realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias, 30 créditos do quadro de opções condicionadas e 30 créditos realizados em opções livres ou num minor de uma outra área científica. Semestralmente, o aluno não se deve inscrever em mais de 30 créditos, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. No início de cada semestre, o aluno será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico.
Os alunos de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a FCSH/NOVA participa como Erasmus+, Almeida Garrett, entre outros, e participar em trabalhos de investigação no âmbito das unidades de investigação que integram a Faculdade.

Acesso a outros cursos

Dá acesso a qualquer curso de 2.º Ciclo ou pós-graduação.
Saídas Profissionais:
1. Jornalismo;
2. Relações Públicas;
3. Marketing e Publicidade;
4. Comunicação e Cultura (crítica cultural, assessoria, audiovisual e media interativos);
5. Cinema (crítica, realização e guionismo);
6. Consultoria e Comunicação;
7. Investigação e Ensino.

Regras de avaliação

Regulamento de Avaliação disponível na intranet. Sistema de classificação: os estudantes da FCSH/NOVA são avaliados com base no trabalho desenvolvido ao longo de um semestre, tendo por base a participação nas aulas, a apresentação de trabalhos escritos e orais, os testes e os exames. O resultado obtido, quer através da avaliação contínua, quer da avaliação por exames, é expresso numa escala de 0 a 20. Para ser aprovado há que ter no mínimo 10 valores, porém, os estudantes que reprovam têm uma segunda oportunidade para repetir os exames. REGIMES ESPECIAIS DE AVALIAÇÃO: - Trabalhador-estudante - Estudantes com estatuto de atletas de alta competição - Mães e pais estudantes - Dirigentes associativos - Militares - Outros regimes especiais previstos legalmente. Os estudantes com necessidades educativas especiais podem beneficiar de condições de ensino-aprendizagem adaptados às suas necessidades.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
711011006 Comunicação e Ciências Sociais 6
711011067 Direito e Deontologia da Comunicação 6
711011012 Discurso dos Media - 1. semestre 6
711011013 Economia - 1. e 2. semestre 6
711011016 Filmologia - 1. e 2. semestre 6
711011017 Filosofia da Comunicação - 1. semestre 6
711011024 História dos Media - 2. semestre 6
711011055 Mediação dos Saberes - 1. e 2. semestre 6
711011030 Métodos Quantitativos - 1. e 2. semestre 6
711011032 Mutação dos Media - 1. e 2. semestre 6
711011041 Retórica e Argumentação - 2. semestre 6
711011042 Semiótica - 1. e 2. semestre 6
711011043 Sistémica e Modelos da Informação - 1. e 2. semestre 6
711011044 Sociologia da Comunicação - 1. e 2. semestre 6
711011046 Teoria da Comunicação - 1. e 2. semestre 6
711011048 Teoria da Imagem e da Representação - 2. semestre 6
711011049 Teoria da Notícia - 1. semestre 6
711011054 Teoria Política - 1. semestre 6
711011053 Teorias do Drama e do Espectáculo - 1. semestre 6
711011068 Textualidades - 1. e 2. semestre 6