Guia de Cursos

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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Percursos

Coordenador

Alexandra Pinheiro Pelucia

Data de abertura

Setembro de 2017

Número de vagas

35

Propinas

1.º ano, 1ª vez - 1.100,00€

Horários

(a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)

Objectivos educativos

1)Adquirir consciência de aquisições e de lacunas relativamente à formação obtida no 1º ciclo e promover a obtenção de novos conhecimentos;
2)Estabelecer um diálogo com os professores/orientadores na definição do programa de aquisição de conhecimentos e nas opções de investigação a seguir;
3)Aprofundar a capacidade de integrar programas e ambientes de cooperação interpessoal numa área de investigação específica;
4)Adquirir conhecimentos que possibilitem a compreensão e a gestão da dimensão internacional/mundial do processo de aquisição/produção de conhecimentos aprofundados na área de especialidade escolhida;
5)Desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1º ciclo na área de especialização escolhida;
6)Aplicar os conhecimentos adquiridos de forma criativa e interrogativa, gerindo o capital de informação heurístico e dominando a hermenêutica e o património disciplinar da História na sua área de especialização;
7)Adquirir a capacidade de compreensão e de resolução de problemas a partir do capital de conhecimentos obtidos, incluindo em áreas não familiares ou novas, a partir da perspetiva espácio-temporal e comparativa;
8)Ser capaz de operacionalizar os conhecimentos adquiridos de forma múltipla – integração de conhecimentos, resolução de questões concretas, proposta de soluções, emissão de juízos em situações de informação limitada ou incompleta.

Condições de acesso

1)Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 17 do DL n.º 74/2006, republicado pelo DL 115/2013. 2)Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no número 1 do presente artigo serão selecionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: a) Classificação de licenciatura; b) Currículo académico e científico; c) Currículo profissional; d) Eventual entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos/4 semestres
Créditos totais: 120 créditos (60 em unidades curriculares + 60 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).
No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS).

Acesso a outros cursos

Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 400, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.

Estrutura