Guia de Cursos

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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º ciclo do Ensino Básico)

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Coordenador

João Nogueira

Data de abertura

Setembro de 2017

Número de vagas

12

Propinas

1.º ano, 1ª vez - 1.100,00€

Horários

Regime misto, seminários em regime pós-laboral e P.E.S. em horário laboral. (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)

Objectivos educativos

1) Conhecimento das linhas orientadoras da política educativa nacional e da sua evolução;
2) Compreensão e capacidade de aplicação dos fundamentos pedagógicos, das didácticas e das metodologias de investigação educacional;
3) Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didácticas às especificidades das áreas disciplinares, dos níveis de ensino, dos alunos e dos meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
4) Capacidade de mobilização e de aplicação dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos adquiridos para a produção de actividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos requisitos e objectivos curriculares e programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
5) Competências de aprendizagem e investigação mobilizáveis para a auto-aprendizagem, a formação e o desenvolvimento profissionais ao longo da carreira;
6) Conhecimentos e competências que permitam ao aluno o exercício autónomo da docência em Educação Musical segundo as exigências programáticas, numa perspectiva de investigação e de formação contínuas ao longo da sua futura prática profissional;
7) Desenvolvimento de capacidades de reflexão, análise e investigação do processo de ensino/aprendizagem desta disciplina, conducentes a uma gestão adequada e inovadora das expectativas e das necessidades dos alunos de acordo com nível de ensino a que se destina;
8) Desenvolvimento das competências pedagógicas da Formação de Professores do ensino da Música, aprofundando os conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e a sua aplicação prática;
9) Capacidade de reflexão na sistematização e aprofundamento dos conhecimentos sobre os processos de aprendizagem musical em diferentes contextos.

Condições de acesso

As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH/NOVA, no cumprimento do artigo 17º do DL nº 79/2014, são as descritas na legislação nacional, articuladas com os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: • Classificação de licenciatura (20%); • Currículo académico e científico (30%); • Currículo profissional (20%); • Prova escrita presencial (20%); • Entrevista (10%). A prova escrita presencial (obrigatória) consistirá na elaboração presencial de um texto, até 5 páginas, com a duração de 1 hora, em que o candidato fundamentará do ponto de vista científico e pedagógico a intenção e o enquadramento da sua candidatura, comprovando o domínio escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (Art. 17º, 1, do DL n.º 79/2014). Os candidatos deverão possuir na sua formação o número de créditos, estipulado nos artigos 17.º e 18.º do DL 79/2014, na respetiva área da docência.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
722160094 Didática da Educação Musical I (Práticas Educativas em Música) - 1. semestre 10
722160095 Didática da Educação Musical II (Teoria da aprendizagem musical) - 2. semestre 10
722160096 Didática da Educação Musical III (Currículos e Programas) - 2. semestre 10
722171259 Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre 5
722021047 Movimento, Voz e Comunicação - 1. semestre 10
722160099 Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico - 1. e 2. semestre 45
722171257 Psicologia Educacional - 1. semestre 10
722160097 Recursos e tecnologias para a Educação Musical - 1. semestre 10
722160098 Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico - 1. semestre 5
722171258 Sistemas Educativos e Culturas Escolares 5