Guia de Cursos

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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Coordenador

Raquel Pereira Henriques

Data de abertura

Setembro de 2017

Número de vagas

12

Propinas

1.º ano, 1ª vez - 1.100,00€

Horários

Regime misto, seminários em regime pós-laboral e P.E.S. em horário laboral. (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)

Objectivos educativos

1)Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução.
2)Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das
áreas disciplinares de História do 3º ciclo e ensino secundário, estudantes e meios escolares.
3)Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos na planificação e
desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem colaborativas e autorreguladas, adequadas ao
currículo mas, também, às especificidades dos estudantes e meios escolares.
4)Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e aplicá-los na prática letiva.
5)Construir instrumentos didático-pedagógicos e instrumentos de avaliação que permitam um
desenvolvimento de competências diversificadas e a aplicação adequada dos saberes.
6)Refletir sobre a ética da profissão e sobre as múltiplas opções educativas que se podem desenvolver.

Condições de acesso

São admitidos como candidatos à inscrição os titulares de uma licenciatura ou equivalente legal em História. Os candidatos devem possuir 120 créditos na respetiva área da docência a que concorrem (30 ECTS em História de Portugal e 90 ECTS em História Geral) – ver os Artºs 17.º e 18.º e anexo do DL 79/2014. As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH/NOVA, no cumprimento do artigo 17º do DL nº 79/2014, são as descritas na legislação nacional, articuladas com os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: • Classificações/notas académicas de licenciatura (20%); • Currículo académico e científico (30%); • Currículo profissional (20%); • Prova escrita presencial (10%); • Entrevista (20%). Ver outras informações em http://fcsh.unl.pt/futuro-aluno/mestrados/candidaturas

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
722160053 Didática da História I - 1. semestre 10
722160078 Didática da História II - 2. semestre 10
722171259 Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre 5
722171270 Organização de Projetos Educativos em História - 1. semestre 10
722171269 Prática de Ensino Supervisionada em História - 2. semestre 45
722171257 Psicologia Educacional - 1. semestre 10
722171268 Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em História - 2. semestre 5
722171258 Sistemas Educativos e Culturas Escolares 5
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722051267 A Sociedade em Portugal (Séculos XV-XVIII) - 2. semestre 10
722051269 Ciclo Africano do Império: Colonialismo, Guerra e Descolonização no Portugal Contemporâneo - 1. semestre 10
722051115 Espaços e Poderes na Época Moderna 10
722051258 História Cultural e das Mentalidades do Antigo Egipto 10
722051265 História da Vida Privada na Idade Média - 1. semestre 10
722051286 História das Ideias Políticas Contemporâneas - 1. semestre 10
722051288 História das Revoluções na Época Contemporânea - 2. semestre 10
722051289 O Império Português: Centros e Periferias (Séculos XV-XVIII) - 1. semestre 10
722051260 O Médio Oriente Antigo: Sociedades e Culturas - 1. semestre 10
722051149 Origem e Formação das Religiões na Ásia Antiga 10
722051358 Problemáticas da Arte Egípcia 10
722051167 Sistemas de Poderes na Idade Média - 2. semestre 10
722051169 Sociedade e Cultura na Idade Média - 2. semestre 10
O estudante realiza 20 ECTS deste conjunto de unidades curriculares.