Guia de Cursos

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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Coordenador

Ana Gonçalves Matos

Data de abertura

Setembro de 2017.

Número de vagas

20

Propinas

1.º ano, 1ª vez - 1.100,00€

Horários

Regime misto, seminários em regime pós-laboral e P.E.S. em horário laboral. (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)

Objectivos educativos

-Compreender as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução;
-Compreender os fundamentos pedagógicos, didácticos e metodológicos de investigação educacional; -Adequar as práticas pedagógicas e didácticas à especificidade da área disciplinar, níveis de ensino, alunos e meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
-Mobilizar e aplicar os conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos adquiridos à produção de actividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos objectivos programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
-Reflectir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo e formação para a cidadania;
-Desenvolver competências de investigação para desenvolvimento profissional.

Condições de acesso

As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH/NOVA, no cumprimento do artigo 17º do DL nº 79/2014, são as descritas na legislação nacional, articuladas com os seguintes critérios para a ordenação final dos candidatos: • Classificação de licenciatura (20%); • Currículo académico e científico (30%); • Currículo profissional (20%); • Prova escrita presencial (20%); • Entrevista (10%). A prova escrita presencial (obrigatória) consistirá na elaboração presencial de um texto, até 5 páginas, com a duração de 1 hora, em que o candidato fundamentará do ponto de vista científico e pedagógico a intenção e o enquadramento da sua candidatura, comprovando o domínio escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (Art. 17º, 1, do DL n.º 79/2014). Os candidatos deverão possuir na sua formação o número de créditos, estipulado nos artigos 17.º e 18.º do DL 79/2014, na respetiva área da docência.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
722160022 Didática do Inglês I - 1. semestre 10
722160023 Didática do Inglês II 5
722171259 Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre 5
722171273 Ensinar Literatura - 2. semestre 5
722171272 Língua e Educação Intercultural/Language and Intercultural Education - 1. semestre 5
722171275 Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - 2. semestre 45
722171257 Psicologia Educacional - 1. semestre 10
722171274 Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - 1. semestre 5
722171258 Sistemas Educativos e Culturas Escolares 5
722171271 Tecnologia no Ensino de Inglês 5
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722121051 Cruzamentos Culturais Luso-Britânicos - 1. semestre 10
722121033 Estudos Literários Ingleses - 1. semestre 10
722121052 Identidades Culturais Britânicas - 2. semestre 10
722121050 Imagem, Identidade e Realidade na Literatura Norte-Americana - 2. semestre 10
722160026 Inglês C2 10
722121049 Narrativas Literárias em Contextos Anglo-Portugueses - 2. semestre 10
722121053 Representações Americanas: Identidade, Cultura e Artes - 1. semestre 10
Os alunos escolhem duas destas unidades curriculares.