Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Comunicar e Apreender na Era Digital

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Não atribuido

Data de abertura

Setembro de 2017

Número de vagas

15

Propinas

1100€

Horários

Objectivos educativos

Comunicar e apreender na Era Digital é uma pós graduação que visa dotar os estudantes das ciências sociais e humanas, profissionais e o público de um conjunto de conhecimentos e de instrumentos indispensáveis para responder com eficácia às necessidades comunicacionais do século XXI.

Desenvolver competências para reforçar as ligações entre o tecido empresarial e as universidades a fim de tornar mais forte a competitividade das empresas, colmatar carências de formação nesta área são os objetivos da iniciativa a Estratégia e Plano de Ação para a Empregabilidade Digital em Portugal 2015-2020, estruturada em torno de quatro eixos que visam contribuir para o desenvolvimento da economia digital nacional estimulando, simultaneamente, o crescimento económico.

A pós-graduação Comunicar e apreender na Era Digital integra-se também na linha das propostas oriundas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da iniciativa Competências Digitais e.2030, em que se “estipula (...) a participação de estudantes universitários na investigação e no desenvolvimento de novos produtos e serviços que requeiram ou beneficiem da aplicação da tecnologia digital”.

São objetivos específicos da pós-graduação:

Dotar os licenciados de competências na área digital a dois níveis: saber e saber-fazer;
Refletir sobre a relação entre modelos teóricos de comunicação digital e as múltiplas valências da prática;
Exercitar competências de comunicação necessárias à especialização na área.


Competências gerais

Adquirir saberes na área do design thinking;
Desenvolver competências na formalização de processos e procedimentos da arquiteturas de informação;
Aprofundar conhecimentos de prototipagem na sua relação com o \"código\".

Condições de acesso

Licenciatura ou 1º ciclo de qualquer formação de ensino superior.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Acesso a outros cursos

O estudante poderá:

a) ingressar na componente não lectiva de um projecto de mestrado, desde que cumpra as normas específicas de creditação da formação à qual se deseja candidatar;

b) estagiar na Associação Portuguesa de Imprensa – API, ou numa das empresas de comunicação associadas, em função das necessidades da entidade parceira.

Regras de avaliação

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
722011163 Desenho de Projetos de Comunicação Digital - 1. semestre 10
722011164 Estratégias de Comunicação na Web, Mobile e Redes - 1. semestre 10
722011162 Metodologias e Métodos de Pesquisa Digital - 1. semestre 10
722011166 Produção de Conteúdos Audiovisuais e Interativos 10
722011165 Teorias da Comunicação Digital e da Apreensão do Conhecimento - 2. semestre 10