Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estudos de Música Popular

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Não atribuido

Coordenador

Salwa Castelo Branco

Data de abertura

Setembro de 2017

Número de vagas

20 vagas

Propinas

1100€

Horários

(a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/pos-graduacoes-pt)

Objectivos educativos

1.Formar especialistas nos diversos domínios da música popular, com enfoque na música em Portugal e nos países lusófonos, segundo as perspectivas atuais da Etnomusicologia e da Antropologia e dos Estudos da Música Popular (Popular Music Studies) sobre a música popular e as tecnologias envolvidas.
2.Desenvolver competências teórico-práticas indispensáveis ao estudo da música popular e do património musical português e lusófono nos domínios da música tradicional, do folclore, das bandas filarmónicas e militares, do fado, do jazz e do rock, e.o., designadamente no que diz respeito às categorias musicais (géneros e estilos), à ação da indústria discográfica, dos média e das próprias Ciências Sociais.
3.Formar técnicos nas diversas áreas relacionadas com a música popular, capazes de formular e avaliar projetos de levantamento e de estudo, operar com as tecnologias de som e vídeo digital (hardware e software), constituir bases de dados, efetuar análise e transcrição musical bem como arquivo e edição digital. Os técnicos formados pelo curso serão capazes de operar em instituições públicas e privadas como autarquias, associações culturais, órgãos de comunicação social, agrupamentos musicais, editoras discográficas e de multimédia, bibliotecas e arquivos.
4.Proporcionar formação de base nas áreas de documentação e arquivística musical vocacionada para materiais musicais como partituras e fonogramas.
5.Promover a formação ao longo da vida para profissionais, operando no terreno, numa perspetiva multidisciplinar e aplicada.

Condições de acesso

Podem candidatar-se à frequência do Curso todas as pessoas detentoras de uma licenciatura (1ºCiclo), concedida por um estabelecimento de ensino superior português, ou com habilitações equivalentes, legalmente reconhecidas, caso de licenciaturas concedidas por estabelecimentos de ensino superior no estrangeiro. Poderá o Conselho Científico considerar outros casos, de acordo com a legislação em vigor. Análise curricular e entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Estudos de Música Popular, os alunos têm que realizar 60 ECTS de acordo com a estrutura curricular e plano de estudos.

Acesso a outros cursos

n.a.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
722170023 Estudos Arquivísticos 6
722170024 História da Cultura em Portugal no Século XX 6
722170029 Laboratório de Etnomusicologia 10
722170027 Música em Contextos Urbanos 10
722170025 O Estudo da Música Popular: Abordagens Actuais 6
722170028 Práticas Musicais Tradicionais em Portugal 10
722170026 Tecnologias na Produção e Recepção Musical 6
722170022 Teoria e Método da Etnomusicologia 6