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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filosofia da Comunicação - 1. semestre

Código

711011017

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Professor responsável

Marcin Lewinski

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Objectivos

Discussão e compreensão das principais questões filosóficas relativas à comunicação.
Situar as discussões filosóficas no contexto dos debates contemporâneos sobre a comunicação.
Fornecer aos alunos as ferramentas conceptuais necessárias para uma análise crítica da comunicação.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. História da ideia de comunicação
2. História do pensamento sobre a comunicação
3. Fundações
O diálogo: Sócrates e Fedro
A disseminação: Jesus e a parábola do semeador
Alma e corpo: Santo Agostinho
O interior e o exterior: John Locke
4. Debates contemporâneos
Adorno e a indústria cultural
Habermas: a acção comunicativa
Luhmann e a comunicação improvável
Wittgenstein e os jogos de linguagem
Austin, Searle, Grice: linguagem e pragmática
Lévinas e a alteridade
Sloterdijk e a acção à distância
Diferença, diferimento, disseminação: Derrida
McLuhan: o meio como mensagem
Foucault: poder e panoptismo
Baudrillard e a precessão dos simulacros
Rizoma, diferença e repetição: Deleuze (e Guattari)
5. A filosofia da comunicação como filosofia das interfaces
Comunicação e cognição
Tecnologias cognitivas
A ecologia cognitiva
A política das interfaces

Bibliografia

A parábola do semeador.
Adorno, ´A indústria cultural’.
Austin, ‘Locutionary, illocutionary, and perlocutionary acts’.
Baudrillard, ‘A precessão dos simulacros’.
Deleuze, ‘Repetição e diferença’.
Deleuze e Guattari, ‘Rizoma’.
Derrida, ´A diferença’.
Foucault, M., ‘O panoptismo’.
Galloway, ‘The unworkable interface’.
Grice, ‘Logic and conversation’.
Habermas, ‘Alguns esclarecimentos suplementares sobre o conceito de racionalidade comunicativa’.
Hanley, ‘Simulacra and simulation: Baudrillard and The Matrix’.
Lévinas, ‘Rosto e ética’.
Lévy, As Tecnologias da Inteligência.
Locke, Ensaio acerca do Entendimento Humano.
Luhmann, ‘A improbabilidade da comunicação’.
McLuhan, ‘The medium is the message’.
Peters, Speaking into the Air: A History of the Idea of Communication.
Platão, Fedro.
Santo Agostinho, De Magistro.
Searle, ‘The structure of illocutionary acts’.
Sloterdijk, ‘Actio in distans´.
Sperber e Wilson, ‘Communication’.
Wittgenstein, Investigações Filosóficas

Método de ensino

O ensino baseia-se na exposição teórica da matéria e na discussão dos temas apresentados em cada aula.
Ensino presencial

Método de avaliação

Frequência: 60%. Trabalho de grupo: 40%.

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