Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teoria da Comunicação - 1. e 2. semestre

Código

711011046

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Professor responsável

Maria Lucília Marcos

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

A. Conhecer e compreender categorias conceptuais de modo analítico e crítico.
B. Saber aplicar as aquisições em situações novas, mobilizando abordagens intersubjectivas e interdisciplinares.
C. Pensar e resolver problemas com autonomia e fundamentação argumentativa, em exercício de reconhecimento e gestão da pluralidade.
D. Recolher, seleccionar e interpretar informação sobre os acontecimentos, sobre investigação científica, sobre debates no espaço público e sobre tendências de desenvolvimento.
E. Comunicar informação, ideias e projectos no plano conceptual e no plano prático.
F. Desenvolver:
a) Capacidade de análise e síntese;
b) Comunicação oral e escrita;
c) Raciocínio crítico;
d)Aprendizagem autónoma;
e) Capacidade de investigação;
f) Trabalho individual.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

I Parte
A comunicação como problema teórico
1. O objecto comunicação e o paradigma comunicacional
2.Dimensão relacional da experiência humana
A. Lógica da relação
B. Comunicação e linguagem
C. Experiência do mundo e linguagem. O simbolismo de G. Mead.
D. O verbal e o não-verbal. A Pragmática da Escola de Palo Alto e a presentação do self de Goffman
3. Tradição e modernidade. A teorização da comunicação.
4. Abordagens teóricas.

II Parte
Questões sobre o tema do sujeito
1- Subjectividade e alteridade
2. Autonomia do sujeito e uso público da razão
3. Liberdade e controlo

III Parte
Questões sobre o tema da técnica
1- Tecno-logia
2. Redes digitais, interacção e subjectivação

IV Parte
Questões sobre o tema da linguagem
1. Inscrição do sujeito na língua
2. Agenciamentos da comunicação.



Bibliografia

RODRIGUES; A. Duarte, Teorias da Comunicação, Lisboa, Fund. Gulbenkian,2012;
MARCOS, Maria Lucília, Princípio relacional e paradigma comunicacional, Lisboa, Colibri, 2007;
MARCOS, Maria Lucília, Sujeito e Comunicação, Porto, Campo das Letras, 2001;
PETERS; John D., Speaking into the Air. A History of the Idea of Communication, Chicago, Ch. Press, 1999;
FOUCAULT, Michel, Surveiller et Punir, Paris, Gallimard, 1975.

Método de ensino

Aulas expositivas (60%).
Leitura (prévia e/ou feita na aula) e comentário de textos (40%)

Método de avaliação

Dois trabalhos escritos individuais e presenciais:
1º a partir do livro lido na íntegra – 50%
2º teste (sobre toda a matéria) – 50%

Cursos