Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Argumentação e Media

Código

711011077

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Conhecimento da importância que a estrutura argumentativa tem para as notícias nos diversos media e capacidade de interpretação e interacção com essa estrutura; nomeadamente:
2. Capacidade de análise dos argumentos expendidos nos media, nos seus diversos formatos: imprensa escrita, tv, rádio e media digitais (especialmente websites de meios de comunicação).
3. Capacidade de avaliação dos argumentos expendidos nos media, nos seus diversos formatos (como em 1.)
4. Capacidade de construção de textos argumentativos para os diversos media.

Pré-requisitos

Conteúdo

1. Elementos da Teoria da Argumentação Aplicada ao Estudo dos Media
1.1. A noção de argumento válido e a noção de argumento plausível
1.2. O uso de estatísticas na argumentação mediática
1.3. O uso de narrativas na argumentação mediática
1.4. O papel da evidência nas argumentações nos média
1.5. Noção de Esquema Argumentativo e de Questões Críticas
1.6. Alguns Esquemas Argumentativos especialmente comuns na argumentação nos média
1.7. A ideia de estratégia argumentativa (argumentos convergentes, divergentes, ligados, em série e mistos)
1.8. Como se avalia a qualidade de uma argumentação

2. Estudos de Casos
2.1. A argumentação nalguma imprensa escrita (editorial, artigo de opinião, reportagem)
2.2. A Argumentação nalguns debates televisivos
2.3. A Argumentação em entrevistas televisivas
2.4. A argumentação na Net (os “Economist Debates” do site da “The Economist”)

Bibliografia

Walton, D. Reed, C. & Macagno, F. Argumentation Schemes, 2008, CUP, Mass.
Walton, D. Media Argumentation
Dialectic, Persuasion and Rhetoric, 2007, CUP, Mass.
Leudar, Ivan; Nekvapil, Jiří Media dialogical networks and political argumentation, Journal of Language and Politics, Volume 3, Number 2, 2004 , pp. 247-266(20)

Método de ensino

Trata-se de uma metodologia mista: a primeira parte (correspondente ao ponto 1) será sobretudo de natureza expositiva, a cargo do professor, embora utilizando já exemplos.
A segunda parte (correspondendo ao ponto 2) terá um carácter prático e envolverá professor e alunos no esforço de aplicar os conhecimentos adquiridos a casos concretos.

Método de avaliação

Cursos