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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Construção do Brasil/History of Colonial Brazil - 1. semestre

Código

711051109

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Professor responsável

Pedro Almeida Cardim

Horas semanais

4

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

1. Conhecer as principais etapas da colonização portuguesa do Brasil, desde o início do século XVI até à independência (1822).
2. Compreender a história da construção da América Portuguesa como o resultado da interacção de dinâmicas políticas, económicas e sociais, no quadro do espaço político português.
3. Conhecer as principais e mais recentes interpretações historiográficas dos temas estudados.
4. Ser capaz de analisar e interpretar documentos históricos, compreendendo-os no seu contexto histórico.
5. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequado à disciplina.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

1. Povos e culturas ameríndias aquando da chegada dos europeus.
2. As primeiras estruturas de colonização (1500-1548).
3. O Brasil no quadro da união entre Portugal e a Monarquia Hispânica.
4. O recurso a escravos africanos e a criação de um sistema atlântico.
5. O Brasil neerlandês (1630-1654).
6. A América portuguesa entre 1654 e 1700.
7. Reformas político-administrativas sob o signo do ouro e dos diamantes.
8. O Brasil sob o marquês de Pombal. As companhias monopolísticas.
9. Conspirações, inconfidências e revoltas na viragem do século.
10. O caminho para a independência.

Bibliografia

LANGFUR, HAL (ed.), Native Brazil. Beyond the convert and the cannibal, 1500-1900, Albuquerque, University of New Mexico Press, 2014.
PAQUETTE, Gabriel, Imperial Portugal in the Age of Atlantic Revolutions. The Luso-Brazilian World, c. 1770-1850, Cambridge, Cambridge University Press, 2013.
RUSSELL-WOOD, A. J., A World on the Move: The Portuguese in Africa, Asia, and America, 1415-1808, London, Carcanet Press, 1992.
SCHWARTZ, Stuart, Sugar Plantations in the Formation of Brazilian Society: Bahia, 1550-1835, Cambridge, Cambridge University Press, 1986.
SCHULTZ, Kirsten, Tropical Versailles. Empire, monarchy, and the Portuguese royal court in Rio de Janeiro, 1808-1821, Nova Iorque-Londres, Routledge, 2001.

Método de ensino

As aulas terão um carácter teórico-prático. Para além de exposições teóricas, a participação oral dos alunos será promovida no contexto da exploração e comentário de fontes iconográficas e textuais em aulas práticas. Desta forma, pretende-se concorrer para que os alunos consolidem a aprendizagem dos conteúdos programáticos e para que desenvolvam capacidades de interpretação de fontes históricas.

Método de avaliação

A avaliação contempla duas provas escritas, realizadas na aula, com a ponderação de 50% na nota final. O desempenho oral nas aulas práticas será também avaliado e contará para a nota final.

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