Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Economia Política - 2. semestre

Código

711071008

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Políticos

Créditos

6

Professor responsável

Carlos Manuel Castel-Branco

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

A cadeira é uma introdução à economia política, com quatro objectivos principais: (i) examinar, historicamente, como é que a disciplina passou de economia política para economia e porque adquiriu as características actuais. Assim, os estudantes podem desenvolver uma postura crítica em relação ao que a disciplina de economia e a imprensa mainstream apresenta como maneira de pensar na economia. (ii) introduzir alguns indicadores e conceitos importantes, usando dados de economias reais - de Portugal e de outras. Assim, os estudantes podem entender indicadores e conceitos úteis no dia a dia; (iii) analisar as estruturas e dinâmicas da economia portuguesa e da sua integração europeia e no mundo, e comparar e contrastar diferentes abordagens; e (iv) olhar para as grandes dinâmicas mundiais e os desafios que colocam para o pensamento, o método e a reconstrução da economia como ciência social.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Como a disciplina mudou de economia política clássica, focada na compreensão das causas e processos de crescimento (ou acumulação) e transformação económica e social com contexto histórico, para economia marginalista e formalizada, focada em equilíbrio e estabilidade, sem contexto histórico? História, questões de investigação, método e tensões.
2. Conceitos e instrumentos úteis em análise económica, e a sua relação com as questões e método de investigação.
3. Economia (ou economia política) portuguesa, a Europa e o Mundo, discutida de diferentes abordagens, questões, métodos e instrumentos e análise.
4. Abordagens alternativas à economia mainsteeam? Reconstruindo questões e métodos a partir dos desafios que a economia política real coloca, em condições históricas específicas.

Bibliografia

Amaral, João Ferreira, Francisco Louçã, et al (2007) Introdução à Macroeconomia (2ª edição). Escolar Editora.
Brito, Luís, Carlos Castel-Branco et al (orgs.) (2017). Desafios para Moçambique 2017. IESE: Maputo.
Fine, Ben (2016) Microeconomics, a critical companion. Pluto Press: London (also available in Kindle format)
Fine, Ben & Ourania Dimakou (2016) Macroeconomics, a critical companion. Pluto Press: London (also available in Kindle format)
Fine, Ben & Zavareth Rustomjee (1996) The political economy of South Africa - from minerals-energy complex to industrialization. West View Press
Louçã, Francisco & Mariana Mortágua (2012) A Dívidadura Portugal na crise do Euro. Bertrand Editora

Método de ensino

Dado o número potencialmente elevado de estudantes nesta cadeira - obrigatória e do primeiro semestre do primeiro ano da licenciatura - teremos que optar por focar em aulas grandes e testes de avaliação. Estes métodos serão combinados com a distribuição periódica de folhas de exercícios que obriguem os estudantes a escrever pequenos ensaios, que terão de ser baseados na compreensão da literatura e dos instrumentos de análise (estes exercícios serão avaliados). Dependendo do número de estudantes, circularemos uma tal folha por cada uma das quatro unidades programáticas da cadeira. Para a componente sobre a economia portuguesa, terceira unidade programática, vamos convidar dois professores economistas portugueses que estudam a economia portuguesa, para fazerem as aulas e um debate. Dependendo do número de estudantes, pretendemos fazer seminários no fim da cadeira, para discussão de temas 4-5 grandes que tenham saído da cadeira.

Método de avaliação

Cursos