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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Políticas Públicas

Código

711071029

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Políticos

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português-Inglês

Objectivos

O objectivo deste curso é proporcionar aos alunos um conjunto de enquadramentos conceptuais para a análise de políticas públicas. Iremos examinar as teorias vinculadas ao processo de elaboração de políticas públicas. Além disso, o curso irá adoptar uma abordagem de estudo de caso, de modo a explorar temas específicos. Será dada particular atenção à variação nas opções de políticas públicas, de modo a que os alunos sejam capazes de responder a perguntas como: Quanto, e Porquê diferem de país para país, de forma tão vincada, as políticas sobre questões como bem-estar social, educação e saúde?

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Parte I: Poder e interesse: modelos teóricos.
Parte II: Teorias de Políticas Públicas: Escolha Racional, Institucionalismo e Construtivismo.
Parte III: O Ciclo Político: agenda-setting; formulação e concretização; avaliação de políticas.
Parte IV: Transferência de Políticas, Globalização, Europeização.
Parte V: Políticas Públicas Comparadas: Políticas Económicas, Sociais, Educativas e de Saúde.

Bibliografia

Dodds, Anneliese (2013), Comparative Public Policy, Londres, Palgrave Macmillan.
Hall, Peter A. (1993), “Policy Paradigms, Social Learning and the State: The Case of Economic Policymaking in Britain”, Comparative Politics, 25 (3), 275-296.
Hill, Michael J. (2005), The Public Policy Process, Harlow, Essex, Pearson Education.
Kingdon, John W., e James A. Thurber (1984), Agendas, Alternatives and Public Policies, Boston, Little, Brown.
Lukes, Steven (1974), Power: A Radical View, Londres, Macmillan.
Pierson, Paul (2000), “Increasing Returns, Path Dependence, and the Study of Politics”, American Political Science Review, 94 (2), 251-267.
Tsebelis, George (1995), “Decision Making in Political Systems: Veto Players in Presidentialism, Parlamentarism, Multicameralism, and Multipartyism”, British Journal of Political Science, 25 (3), 289-325.

Método de ensino

O método de ensino que inclua e promova o debate geral e multidisciplinar dos temas entre todos os alunos. Cada aluno fará duas apresentações simples e breves (de cinco minutos) ao longo do semestre. Complementarmente à participação activa nas aulas, os alunos deverão escrever e apresentar um trabalho. Uma primeira versão do trabalho será apresentada perante a turma durante o semestre.

Método de avaliação

Os estudantes serão avaliados com base na sua participação na aula (33%), no trabalho escrito (33%) e na apresentação oral do trabalho (33%). A participação na aula inclui o número de presenças (que serão contabilizadas), e a capacidade de responder a questões sobre as leituras obrigatórias.

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