Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teorias da Democracia - 2. semestre

Código

711071046

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Políticos

Créditos

6

Professor responsável

João Camacho Giestas Cancela

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Estudar as diferentes teorias da democracia como regime político, combinando a análise histórico-filosófica com uma abordagem empírica. Estudar a genealogia conceptual da noção de democracia desde Tucidides a Robert Dahl, examinando a sua evolução e aplicação ao longo do tempo.
b) Estudar a democracia como forma histórico-institucional de regulação da competição política.
c) Estudar os problemas das democracias contemporâneas e dos regimes representativos.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1.O que é a Democracia? Os clássicos, Os Modernos e os Contemporâneos
2.Origens da Democracia: classes sociais e requisitos socioeconómicos
3.Origens da Democracia: legados institucionais e modos de transição
4.Origens da Democracia: elites e massas
5.Compomentes da Democracia: Representação
6.Compomentes da Democracia: Regras de Decisão
7.Democracia Deliberativa
8.O Futuro da Democracia: liberal, pós-liberal ou ingovernável?
9.O Futuro da Democracia: directa, associativa ou delegativa?



Bibliografia

Dahl, Robert, Democracy and its Critics, New Haven/London, Yale University Press, 1989, pp. 1-33, 213-224, 322-341
Schmitter, Philippe C., Karl, Terry Lynn, “What Democracy is ... and is not”, in Larry Diamond, Marc F. Plattner, ed., The Global Resurgence of Democracy, Baltimore and London, The Johns Hopkins University Press, 1996, pp. 49-62.
Huntington, Samuel P., The Third Wave. Democratization in the Late Twentieth Century, Norman and London, University of Oklahoma Press, 1991, pp. 1-30.
Linz, Juan and Stepan, Alfred, Problems of Democratic Transition and Consolidation. Southern Europe, South America, and Post-Communist Europe, Baltimore and London, The Johns Hopkins University Press, 1996, pp. 3-87.
Lijphart, Arend, Democracies: Patterns of Majoritarian and Consensus Government in Twenty-One Countries, New Haven and London, Yale University Press, 1984, pp. 1-45.

Método de ensino

Apresentação e discussão da bibliografia







Método de avaliação

Participação na aula: 25%
Frequência: 75%

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