Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Território e Sociedades - 2. semestre

Código

711071047

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Políticos

Créditos

6

Professor responsável

José Manuel Rodrigues Lúcio

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Analisar os impactos decorrentes da desigual distribuição dos recursos;
b) Reconhecer a importância e o significado histórico das regiões culturais;
c) Avaliar o complexo de relações entre Território e Poder;
d) Analisar a emergência de novas geografias culturais;
e) Discutir os problemas económicos, sociais, culturais e políticos que subsistem no início do Século XXI.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1.1 Condicionantes naturais
1.2 A distribuição da população à escala global
1.3 Regiões culturais
2 Espaço e Civilização
2.1 O conceito de civilização
2.2 Do nomadismo à sedentarização
2.3 Agricultura e fixação das populações
2.4 A institucionalização dos lugares e dos territórios
2.5 As organizações territoriais
2.6 Organização do espaço: transportes e comunicações
2.7 Espaço e acção humana
2.8 Natureza e Civilização
3 Território e Poder
3.1 O sentido territorial de pertença
3.2 Espaço, território e fronteira
3.3 Mapas, Estado e Império
3.4 As recomposições do mapa politico no sec. XX
3.5 As geografias da globalização: novas recomposições territoriais.
3.6 A emergência de novas geografias culturais
4 Desafios do Mundo Actual
4.1 A competição pelos recursos energéticos
4.2As catástrofes ambientais
4.3 Os problemas sociais urbanos
4.4 A crescente desigualdade social a diferentes escalas geográficas
4.5 Choques culturais: tensões e conflitos
4.6 Crises Financeiras

Bibliografia

1. COLLIER, Paul, The Bottom Billion, New York, Oxford University Press, 2007
2. HAGGETT, Peter, Geography, London, Prentice-Hall, 2001
3. CLAVAL, Paul, Geografia Cultural, Florianópolis, Editora da UFSC, 1999
4. CLAVAL, Paul, A Geografia do Homem, Coimbra, Livraria Almedina, 1987

Método de ensino

Os métodos de ensino baseiam-se em aulas teóricas e práticas onde é dado destaque à explicação conceptual e análise de casos práticos. A participação dos alunos é muito incentivada, dado defender-se o princípio de uma aprendizagem com elevada interacção docente-aluno.

Método de avaliação

No âmbito da unidade, os alunos lêem um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos são objecto de avaliação através de um teste escrito.
Instrumentos de avaliação:
1. Teste escrito - 70%;
2. Trabalho de grupo, onde se procede à aplicação prática de conteúdos analisados na componente teórica da disciplina - 30%

Cursos