Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Análise Prospectiva e Planeamento - 1. semestre

Código

711071048

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Políticos

Créditos

6

Professor responsável

Sara Cristina da Silva Ribeiro

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Conhecer a dinâmica das populações humanas e as grandes tendências de evolução demográfica;
- Adquirir competências ao nível das metodologias de análise prospetiva;
- Identificar a tipologia das projeções demográficas e saber aplicar o caso particular do Método das Componentes por Cohortes;
- Saber aplicar as conclusões do exercício de Análise Prospetiva à construção de Cenários e ao Planeamento.




Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Módulo I - Um Mundo a diferentes velocidades. Do passado aos cenários de futuro
1.1 As grandes transformações demográficas do Século XXI
1.2 Globalização e Sociedade de Risco. Os desafios
Módulo II - Análise Prospetiva
2.1 Conceitos operatórios
2.2 A tipologia das projeções demográficas
2.3 O Caso Particular do Método por Componentes
2.4 Projeções Demográficas, Análise Prospetiva e Construção de Cenários
Módulo III - Das Projeções Demográficas ao Planeamento
3.1 Planeamento Estratégico
3.2 Planeamento Ecológico
3.3 Planeamento de Equipamentos
Módulo IV - Apresentação de Projetos de Investigação

Bibliografia

DUPÂQUIER, Jacques (1999), A População Mundial no Século XX, Lisboa: Piaget
NAZARETH, J. Manuel (2004), Demografia: A Ciência da População, Lisboa: Presença
RODRIGUES, Teresa, MARTINS, Maria Rosário O. (Coord.) (2014), Envelhecimento e Saúde. Prioridades Políticas num Portugal em Mudança, Edições Instituto Hidrográfico, Lisboa
RODRIGUES, Teresa, CASTRO HENRIQUES, Filipa (2016). Re-birth. Demographic challenges facing Portuguese society. Plataforma para o Crescimento Sustentável (Coord). Wilfried Martens Centre for European Studies
RODRIGUES, Teresa et al. (2014), Globalization and international security. An overview, NOVA Publishers, Nova Iorque

Método de ensino

A UC é baseada em aulas teóricas e na aplicação prática dos conteúdos, utilizando software como o Excel. São utilizadas as técnicas de ensino: exposição de conteúdos, apresentação de slides, perguntas e respostas, e revisão sistemática de conteúdos no final de cada módulo. A componente prática é orientada para a resolução de problemas e exercícios, com discussão e interpretação de resultados. Para avaliar os conhecimentos individuais, será realizado um teste de avaliação. Durante o semestre, os alunos devem preparar um exercício de planeamento com base na análise prospetiva para uma região do seu interesse (grupo 3-4 alunos), e apresentar os seus resultados em aula para o docente e os colegas. Finalmente, os alunos deverão preparar um relatório com os resultados obtidos.

Método de avaliação

- Teste de avaliação (25%: mínimo 9,5/20);
- Apresentação e discussão do trabalho de grupo (30%)
- Relatório final (45%)
- Assiduidade (ausência aulas práticas: menos 0-2/20).






Cursos