Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ecologia Humana - 1. semestre

Código

711071051

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Políticos

Créditos

6

Professor responsável

Maria José Roxo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Identificar o conceito de Ecologia Humana;
b) Adquirir competências ao nível das dinâmicas específicas das populações humanas e sobre o modo como estas se relacionam entre si e com o meio;
c) Identificar e discutir os principais problemas socioecológicos contemporâneos, à luz da perspectiva ecológica interdisciplinar.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

A Unidade Curricular está estruturada com base nas relações entre população, ambiente e sociedade, desenvolvendo-se em 2 módulos:
O módulo 1 inicia-se com a definição do conceito de Ecologia Humana, para desenvolver de seguida a especificidade da perspectiva ecológica aplicada às sociedades humanas, sublinhando-se a necessidade de conciliação entre os comportamentos da Socioesfera e da Biosfera.
O módulo 2 debruça-se sobre os problemas socioecológicos emergentes numa sociedade marcada pelos processos de mudança global e pelos riscos daí decorrentes, nele se abordando algumas das grandes questões ecológicas contemporâneas.

Bibliografia

Bates, Daniel and Tucker, Judith (eds.). (2010). Human Ecology. Contemporary Research and Practice. New York: Springer.
Carvalho, Francisco. (2007). Da Ecologia Geral à Ecologia Humana. Fórum Sociológico, 17: 127-135.
Knapp, Gregory. (2017). Human Ecology. In AAG (eds.) The International Encyclopedia of Geography: People, the Earth, Environment, and Technology (pp: 880-884). Hoboken, New Jersey: Wiley-Blackwell
Pires, Iva Miranda e Craveiro, João Lutas. (2011). Ética e prática da Ecologia Humana: questões introdutórias sobre a ecologia humana e a emergência dos riscos ambientais. Lisboa: Apenas Livros, Lda.
Steffen, Will and Tyson, Peter, eds. (2001). Global Change and the Earth System: A Planet Under Pressure. IGBP Science Series 4. Stockholm: IGBP.
Outros elementos bibliográficos serão fornecidos aos alunos durante as aulas.


Método de ensino

Apresentação dos temas pelo docente na sala de aula, estimulando o debate geral dos problemas. Apoio à discussão e realização de um trabalho escrito sobre um dos problemas debatidos.

Método de avaliação

A avaliação é composta por um teste escrito (60% da classificação final) e um trabalho escrito (40% da classificação final).



Cursos