Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Literatura Norte-Americana - 1. semestre

Código

711121050

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

6

Professor responsável

Isabel Oliveira Martins

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português-Inglês

Objectivos

a) Adquirir uma visão global da literatura norte-americana, desde os tempos coloniais até à segunda década do século XX.
b) Enquadrar as obras e os respectivos autores no respectivo contexto histórico-cultural.
c) Assimilar as características específicas da produção literária norte-americana durante o período em estudo.
d) Analisar, de uma perspectiva crítica, os textos dos autores norte-americanos seleccionados.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Introdução aos pressupostos da cadeira: uma visão geral da literatura americana desde os tempos coloniais até à segunda década do século XX.
O território e o legado puritano
John Smith, A Description of New England (selecção)
John Winthrop, A Model of Christian Charity
Poemas de Anne Bradstreet (selecção)
A procura de uma identidade e literatura nacionais
A influência iluminista
Benjamin Franklin, Information to Those Who Would Remove to America
A influência transcendentalista
Ralph Waldo Emerson, “Self-Reliance”
Henry David Thoreau, “On Civil Disobedience”
Vozes individuais
Herman Melville, “Bartebly, the Scrivener”
Nathaniel Hawthorne, “The Minister’s Black Veil”
Edgar Allan Poe, “The Black Cat”
Poemas de Walt Whitman (selecção)
Poemas de Emily Dickinson (selecção)
A transição para o século XX
Mark Twain, The Adventures of Huckleberry Finn
Stephen Crane, The Open Boat
A procura de respostas na década de 20, do século XX
F. Scott Fitzgerald, The Great Gatsby

Bibliografia

Ruland, Richard and Bradbury, Malcolm (eds.). 1991. From Puritanism to Post-Modernism. A History of American Literature, N.Y.: Routledge.
Donaldson, Scott (ed.). 1996. The Cambridge Companion to American Literature, N.Y.: Cambridge University Press.
Harding, Brian. 1982. American Literature in Context II. 1830-1865, N.Y.: Methuen.
Hook, Andrew. 1983. American Literature in Context III. 1865-1900, N.Y.: Methuen.
Lee, Brian. 1987. American Fiction. 1865-1940, London and New York: Longman.

Método de ensino

40% (prática) 60% (teórica)
A análise dos textos primários será privilegiada pelo docente, acompanhada pelo estudo dos contextos em que as obras foram produzidas. A leitura e comentário de estudos e ensaios sobre as obras, bem como sobre os respectivos contextos, será supervisionada por forma a que os estudantes possam desenvolver a sua própria capacidade crítica.

Método de avaliação

Avaliação composta pela participação activa nas aulas, produção de apresentação oral na aula sobre uma das obras (individual ou em grupo) e teste escrito final.

Cursos