Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estágio com Relatório em Ordenamento do Território e Sistemas de Informação Geográfica

Código

722041107

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

60

Horas semanais

-

Língua de ensino

Português

Objectivos

O Estágio em Ordenamento do Território e Sistemas de Informação Geográfica tem como objetivos:
a) Proporcionar aos alunos um contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso;
b) Desenvolver capacidades de utilização de instrumentos teóricos e metodológicos adequados às práticas profissionais ligadas às problemáticas urbanas;
c) Desenvolver competências de elaboração de um projeto de intervenção a partir do diagnóstico de um problema, nó problemático ou situação merecedora de intervenção;
d) Desenvolver competências de decisão e proposição de soluções de modo autónomo e cientificamente informado

Pré-requisitos

Conteúdo

Em articulação com o supervisor de estágio, cada aluno deverá ser capaz de desenvolver, a partir de uma programação inicial dos trabalhos, os seguintes pontos:
1) Identificar e escolher uma situação problemática passível de intervenção no contexto profissional escolhido
2) Formular o objecto do estágio de modo elaborado e analiticamente problematizado
3) Recolher e analisar a bibliografia relevante
4) Definir as metodologias adequadas para o trabalho
5) Elaborar o plano de estágio e adequar o trabalho de estágio a este plano
6) Elaborar o relatório de estágio.

Bibliografia

Bibliografia a indicar em função da natureza e local do estágio.
Bibliography to be indicated according to the internship.

Método de ensino

A metodologia de ensino consiste na promoção da articulação entre competências teóricas e metodológicas adquiridas e a formação aplicada em contexto profissional de trabalho. Desta articulação, resultará um Relatório de Estágio que dá conta, de forma crítica e cientificamente informada, do trabalho desenvolvido tendo em conta os pontos apresentados nos conteúdos programáticos.

Método de avaliação

Cursos