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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

O Corpo na Arte do Século XX

Código

722061110

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre a Arte do Século XX, partindo da representação do corpo.
2) Compreender as reformulações da figuração/ representação no contexto das primeiras vanguardas.
3) Reconhecer a relação entre as primeiras e as segundas vanguardas através do binómio corpo-representação / corpoacção.
4) Conhecer os desdobramentos que, no domínio da experimentação em torno do corpo, determinaram a produção artística da segunda metade do século XX.
5) Aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver capacidades críticas através da discussão de textos teóricos selecionados e da elaboração de um breve ensaio.

Pré-requisitos

Conteúdo

1) A representação do corpo e os avatares da “mimesis”. A herança dos mestres e as rupturas introduzidas por Manet, Cézanne e Rodin. O papel da fotografia na redefinição da pintura. Distorções, desfigurações e recriações.
2) A figura humana como pretexto de especulação plástica. A representação do corpo no Cubismo e a questão do primitivismo.
3) O corpo em movimento: O Futurismo e as noções de “complementarismo dinâmico” e de “simultaneidade”.
4) Man Ray, Max Ernst, René Magritte e as metamorfoses da imagem do corpo no Surrealismo.
5) A (im)possibilidade de representação no pós-guerra. Francis Bacon e a “carne”.
6) O corpo em “acção”: do “dripping” de Jackson Pollock aos “pincéis vivos” de Yves Klein.
7) O corpo como suporte da obra e a crise dos modelos icónicos. Performance e Body Art.

Bibliografia

AGAMBEN, G. (2009), Nudità, Roma: Nottetempo
ARDENNE; P. (2001), L’image du corps, figure de l’humain dans l’art du XX siécle, Paris: Editions du Regard
BISHOP, C. (2012), Artificial Hells. Participatory Art and the Politics of Spectatorship. London / New York: Verso
DELEUZE, G. (1996), Logique de la sensation, Paris, Éditions de la Différence
DIDI-HUBERMAN, G. (2004), Images Malgré Tout, Paris: Les Éditions de Minuit
JONES, A.; WARR, T, ed. (2000), The Artist´s Body, London / New York: Phaidon Press
KRAUSS, R. (1990), Le Photographique. Pour une Théorie des Écarts, Paris: Macula
SCHIMMEL, P., org. (1998), Out of Actions. Between Performance and the Object 1949-1979, New York: Thames and Hudson

Método de ensino

Trata-se de uma unidade curricular teórico-prática que combina, regularmente, uma componente expositiva e uma componente de debate em torno de cada um dos pontos do programa. Pretende-se assim aprofundar e consolidar os conhecimentos adquiridos e garantir o envolvimento crítico e activo dos alunos na discussão de textos de referência indicados pela docente.

Método de avaliação

A avaliação final contemplará a preparação e participação nos debates realizados nas aulas (30%) e na elaboração de um trabalho individual final (70%).

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