Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Temas de Literatura em Português - 2. semestre

Código

722091126

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

10

Professor responsável

Clara Maria Abreu Rowland

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Desenvolver competências avançadas de compreensão e produção crítica e aprofundar capacidades de leitura, de articulação, de reflexão e de argumentação aplicadas a um corpus literário e ensaístico heterogéneo, reforçando a capacidade de constituição de relações e problemas teóricos a partir do estudo crítico das obras seleccionadas e dos tópicos propostos.


Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

POSTA RESTANTE – FIGURAS DA CARTA NA LITERATURA EM PORTUGUÊS
Partindo da interrogação teórica da relação entre correspondência e literatura, este seminário irá concentrar-se sobre textos e filmes que recorrem explicitamente à figura da carta, tendo em conta questões como a destinação, a autoridade, a materialidade da escrita e a figuração da escrita e da leitura. O eixo comum do programa será discutido e testado através da leitura de poemas, romances e filmes do universo da literatura em português: obras de Carlos Drummond de Andrade, Ruy Belo, Bernardo Carvalho, Ruy Duarte de Carvalho, Camilo Castelo Branco, Manoel de Oliveira e Pedro Costa, entre outros.

Bibliografia

Andrade, Carlos Drummond de, Antologia Poética. Lisboa: Dom Quixote, 2007. Carvalho, Bernardo, Nove Noites. Lisboa: Cotovia, 2002.

Carvalho, Ruy Duarte de, Os Papéis do Inglês. Lisboa: Cotovia, 2000.

Castelo Branco, Camilo, Amor de Perdição. Lisboa: INCM, 2012.
Belo, Ruy, Todos os Poemas – I, II, III. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

(filmografia)
Amor de Perdição, real. Manoel de Oliveira, 1978.
Casa de Lava, real. Pedro Costa, 1994.

Juventude em Marcha, real. Pedro Costa, 2006.

Método de ensino

As aulas são teórico-práticas, com uma componente expositiva e uma componente de discussão e participação dos estudantes. Os principais materiais de trabalho (nomeadamente textos de leitura recomendada) são disponibilizados em antologias e na plataforma de “elearning”.

Método de avaliação

A disciplina funciona em regime de avaliação contínua. A classificação final resulta da média ponderada de dois elementos obrigatórios: um trabalho escrito individual, devidamente acompanhado nas suas etapas de elaboração e com discussão final e um trabalho intermédio com discussão integrada no desenvolvimento das aulas.

Cursos