Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Tempos e Cidades - 1. semestre

Código

722171250

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Professor responsável

Joana da Cunha Leal

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Conhecer e compreender as principais transformações da cidade,as dinâmicas sociais,os actores e as vivências de meados do século XVIII ao final do século XX, nomeadamente: a)Transformações e questões relativas à morfologia, arquitectura,tratamento do espaço público,a Metropolitanização oitocentista,os problemas e utopias associados à industrialização e ao ideal sanitário,o projecto urbano do Movimento Moderno e a sua crítica. b)Alteração das imagens e representações do espaço urbano e o peso destas na política urbana e na transformação do tecido urbano. c)Conhecer e compreender os casos de estudo apresentados. d)Conhecer os grupos e as interacções sociais desenvolvidas. e)Conhecer e debater os dilemas da manutenção da ordem e segurança na cidade. f)Compreender e analisar a «questão social» e a diversidade de respostas que suscitou. g)Aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver competências críticas pela discussão de fontes, textos teóricos e elaboração de um pequeno ensaio.

Pré-requisitos

Conteúdo

I.Transformações do espaço urbano (séculos XVIII a XX). 1)A cidade e as suas representações no contexto do Iluminismo. A Reconstrução de Lisboa: morfologia urbana, arquitectura e tratamento dos espaços públicos. 2)O processo de Metropolitanização oitocentista. 3)Representações da cidade industrial e sanitária face ao ideal metropolitano. O socialismo utópico e os desenvolvimentos do urbanismo no final do final do século. Estudos de caso. Lisboa. 4)O projecto urbano do Movimento Moderno: disseminação, crítica e deriva. Morfologia urbana, arquitectura e tratamento dos espaços públicos. 5)Da recuperação das formas históricas à cidade espectáculo II.Os actores e as vivências urbanas (séculos XVIII a XX). 1)Industrialização e urbanização 2)As classes populares urbanas 3)Interacções e conflitos nos espaços urbanos 4)Os dilemas da segurança: norma e ordem no espaço público urbano 5)A «questão social» na cidade 6)Identidades e sociabilidades urbanas.

Bibliografia

Método de ensino

A concretização dos objectivos definidos para esta unidade curricular é feita através de um conjunto de sessões teóricas (60%), seguidas de sessões práticas (40%) que permitem debater e aprofundar os conteúdos referenciados nas sessões teóricas.

Método de avaliação

A avaliação final contemplará a preparação e participação nos debates realizados nas aulas (40%) e na elaboração de um trabalho individual final (60%).

Cursos