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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Análise Musical - 1. semestre

Código

73202108

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

5

Professor responsável

Isabel Pires

Horas semanais

1

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Desenvolver competências técnicas e conceptuais na área da Análise Musical aplicadas a diferentes periodos históricos;
b) Conhecer as principais correntes estética do pensamento teórico-musical específicas aos periodos abordados assim como algumas técnicas de composição que lhes estão associadas e os compositores que as representam;
c) Desenvolver competências de prática de Análise Musical adaptadas aos paradigmas musicais dos períodos estudados, assim como as capacidades de análise auditiva de obras;
d) Contextualizar do ponto de vista histórico, sociológico e estético os fenómenos musicais de cada periodo tratado através do estudo aprofundado de compositores e obras específicas representativas desses periodos e respectivas práticas composicionais.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

1. Abordagem aprofundada de obras musicais representativas de pelo menos 3 periodos da História da Música com especial incidência no establecimento de linguagens durante periodos de transição.
2. Estudo aprofundado, através da prática da análise, das técnicas e estéticas de um número restrito obras musicais representativas dos periodos históricos a tratar durante o semestre, a saber: transição do Clacissismo para o Romantismo; dissolução da tonalidade no início do séc. XX, com especial incidência no impressionismo, expressionismo; revolução estétíca e técnica do periodo pós 2ª Guerra Mundial. Serão abordadas obras de compositores como Beethoven, Schubert, Berg, Schoenberg, Debussy, Messiaen, Ligeti, entre outros.
3. Serão apresentados novos paradigmas de análise musical recentes aplicáveis de forma transversal a qualquer periodo histórico.

Bibliografia

Tymoczko, D. (2011) A Geometry of Music: Harmony and Counterpoint in the Extended Common Practice. Oxford. Oxford University Press.
Agmon, E. (2013) The Languages of Western Tonality. NY: Springer.
(colectivo) (2001), Analyse et Création Musicales, L’Harmattan.
SUSANNI, Paolo; ANTOKOLETZ, Elliot (2012) Music and Twentieth-Century Tonality, NY: Routlege.
KOSTKA, Stefan. (2005) Materials and Techniques of Twentieth-Century Music, 3rd ed., Upper Saddle River, NJ, Prentice Hall
GRIFFITHS, Paul. (2011) Modern Music and After, N.Y., Oxford University Press; 3 edition.
Damschroder, D. (2008) Thinking About Harmony: Historical Perspectives on Analysis. Cambridge: Cambridge University Press.
(Bibliografia adicional será proposta ao longo do semestre; Additional bibliography will be proposed during the semester).

Método de ensino

Aulas teórico-práticas com realização regular de exercícios de aplicação das matérias dadas, a ser realizados fora da sala de aula.

Método de avaliação

Participação activa nas discussões temáticas desenvolvidas em sala de aula e realização regular e com sucesso de exercícios práticos propostos (40%). Realização de um trabalho escrito de análise musical (60%).
Dado o caracter prático das aulas, é obrigatória a presença do aluno em 75% de aulas.

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