Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Especialidade em Teoria da Arte

Código

73206107

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Aprofundar a capacidade de conceber, apresentar e realizar um projecto de investigação avançada numa perspectiva da Teoria da Arte afecta à História da Arte;
2) Conhecer e analisar criticamente as ideias e os debates que estruturam o campo da Teoria da Arte na sua articulação com as perspectivas da Historiografia da Arte e da Crítica da Arte;
3) Conhecer e analisar criticamente as ideias e os debates que estruturam o campo da Teoria da Arte na sua articulação com a produção artística e as suas transformações;
4) Perspectivar as questões e os debates do campo da Teoria da Arte tendo em consideração a grelha mais vasta do conhecimento e da prática interdisciplinar.

Pré-requisitos

Conteúdo

1) Enquadramento da Teoria da Arte no domínio disciplinar da História da Arte.
2) As ideias e os debates que estruturam o campo da Teoria da Arte na sua articulação com as perspectivas da Historiografia da Arte e da Crítica da Arte;
3) As ideias e os debates que estruturam o campo da Teoria da Arte na sua articulação com a produção artística e as suas transformações;
4) Aprofundamento interdisciplinar dos debates e das questões estruturantes do campo da Teoria da Arte.

Bibliografia

1. The Art of Art History: A Critical Anthology (ed. D. Preziosi). - Oxford & New York: Oxford University Press, 1998
2. Buck-Morss, S., The Dialectics of Seeing. – Cambridge: MIT, 1991
3. A Companion to Art Theory (ed. Paul Smith and Carolyn Wilde). - Oxford & Malden: Blackwell, 2002
4. Didi-Huberman, Devant le temps. – Paris: Minuit, 1990
5. Bryson, N., Holly, M.A, Moxey, K. (eds.), Visual theory. – New York: Harper Collins, 1991
6. Eagleton, T., The ideology of the aesthetic– London: Blackwell, 1990
7. Foster, Hal (ed.), The Anti-Aesthetic: Essays on Postmodern Culture. – Seattle: Bay Press, 1993 [1983]
8. Iversen, M., Melville, S., Writing art history: disciplinary departures. – Chicago: University of Chicago Press, 2010
9. Harrison, Ch., Wood, P., Gaiger, J. (eds.), Art in Theory 1648-1815: An Anthology of Changing Ideas. – London: Blackwell, 2001
10. Harrison, Ch., Wood, P., Gaiger, J. (eds.), Art in Theory 1815-1900: An Anthology of Changing Ideas. – London: Blackwell, 1998
11. Harrison, Ch., Wood, P. (eds.), Art in Theory 1900-2000: An Anthology of Changing Ideas. – London: Blackwell, 2003
12. Marin, L, On Representation, Standford Univ. Press, 2001
13. Rancière, J., Estética e Política: A Partilha do Sensível. – Porto: Dafne, 2010

Método de ensino

Com excepção de um conjunto de aulas introdutórias expositivas, o curso decorre em regime de seminário: aulas baseadas na análise e discussão de textos pré-definidos e na apresentação e discussão dos ensaios temático produzidos por cada aluno a partir dos conteúdos programáticos e do aprofundamento da sua área de estudo (18-20 pags).

Método de avaliação

A avaliação deste curso assenta em 2 elementos:
1) ensaio final (50%)
2) apresentação e discussão dos textos em seminários e do ensaio final (50%)

Cursos