Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

    Serviços de apoio

    A FCT NOVA dispõe de cerca de 14 serviços, dos quais se salientam os relacionados diretamente com o apoio aos estudantes:

    Divisão Académica: compete executar todos os processos administrativos relativos ao percurso académico dos estudantes, bem como apoiar e promover a mobilidade, compreendendo:

    Divisão de Apoio à Formação Avançada: apoio à gestão e execução de Programas Doutorais e bolseiros pós-doutoramento, em colaboração com coordenadores ou orientadores;

    Gabinete de Apoio ao Estudante e ao Diplomado: apoio psicológico aos estudantes, a promoção, organização e gestão da oferta de formação extracurricular e de estágios, bem como apoio à inserção profissional de diplomados da Faculdade. Está estruturado em:

    Divisão de Planeamento e Gestão da Qualidade: apoio à implementação de práticas da qualidade; apoiar processos de avaliação e acreditação de cursos; desenvolver sistema de observação dos percursos de inserção dos diplomados; realizar a preparação do ano letivo; elaborar e gerir os horários e calendários de exames e proceder à reserva de salas para aulas, provas de avaliação ou outras atividades, fornecer programas das unidades curriculares;

    Gabinete de Apoio Geral: gestão dos computadores dos laboratórios de aulas e serviços, bem como apoio aos docentes, investigadores e não docentes, através da realização de tarefas que facilitam as atividades quotidianas como: apoio informático de helpdesk; instalação e manutenção de projetores e outros equipamentos das salas de aula e gestão do empréstimo de computadores e equipamentos multimédia;

    Biblioteca

    O mais recente dos edifícios da FCT NOVA é a Biblioteca, um ex-líbris do Campus pela sua conceção arquitetónica e funcionalidade. Possui seis salas de leitura (2 zonas de trabalho: uma zona silenciosa e uma zona colaborativa), com documentação em livre acesso, acessíveis a todos os docentes, investigadores, estudantes e funcionários da FCT NOVA e ao público em geral. Disponibiliza os seguintes serviços: empréstimo domiciliário, empréstimo interbibliotecas, serviço de referência, formação de utilizadores, fotocópias, impressões e digitalização, acesso remoto à documentação em suporte digital.

    Está equipada com 42 computadores, gabinetes para estudo individual e em grupo, rede wireless, equipamento para pessoas portadoras de deficiência motora, cegos e amblíopes, sistema de controlo de pragas por anóxia, sala de exposições, auditório e bar.

    Relativamente aos gabinetes de estudo, os estudantes têm à sua disposição:

    • Gabinetes de estudo individual: 40;
    • Gabinetes de estudo em grupo: 8.

    Estes gabinetes funcionam em horário alargado, das 9 às 20 horas todos os dias úteis.

    Dispõe ainda de um Auditório com 72 lugares, um Preguiçodromo — Sala de Leitura Informal, uma Sala de Exposições e o Laboratório de Design e Inovação, equipado com ferramentas (hardware e software) que permitem a produção de conteúdos multimédia com impressão a 3D, de grande utilidade na elaboração de projetos, materiais de comunicação, produção de filmes e vídeos, etc.

    A Biblioteca tem também uma diversificada programação cultural anual: http://www.biblioteca.fct.unl.pt/agenda

    Outro equipamento

    Instalações para estudo

    O Campus da FCT NOVA põe à disposição dos seus estudantes um amplo conjunto de salas e gabinetes de estudo. As salas de estudo, dispersas pelo Campus, dividem-se em:

    • Salas de estudo gerais: 2.019 m2;
    • Salas de estudo com computadores: 666 m2.

    Parte destas salas de estudo, nomeadamente as salas de estudo localizadas no Edifício VII do Campus estão abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana, com exceção da noite de Natal e de Passagem de Ano.

    Outros serviços de apoio

    No Campus existem ainda outros serviços, como sejam: agência bancária (Caixa Geral de Depósitos), agência de viagens (ABREU), loja de conveniência, reprografia, papelaria e creche.

    Programas de intercâmbio

    .

    Estágios

    Estágios/ Emprego

    Na FCT NOVA, a oferta de estágios e emprego está sob a alçada do Gabinete de Apoio ao Estudante e ao Diplomado.

    A este gabinete, compete o apoio psicológico dos estudantes, a promoção, organização e gestão da
    oferta de formação extracurricular e de estágios, bem como o apoio à inserção profissional de diplomados da Faculdade.

    Este serviço está estruturado em:

    Encontra-se também à disposição dos estudantes da FCT NOVA o Portal FCT Emprego, onde são colocadas informações de emprego, por parte dos estudantes e de empresas.

    Bolsas

    .

    Cursos de línguas

    .

    Serviços de alimentação

    Os estudantes podem fazer as suas refeições na Cantina dos Serviços de Ação Social da UNL, existente no Campus de Caparica. 

    Além deste espaço, existe uma oferta de serviços de restauração variada, existindo bares e restaurantes, num total de 12 espaços:

    • Espaço Mais - Snack-Bar, com esplanada. Localização: Edifício VII e Edifício Departamental
    • Girassol - Snack- Bar, com pequena esplanada. Localização: Edifício VIII
    • Restaurante c@mpus.come - Restaurante. Localização: Edifício da Cantina
    • Bar c@mpus - Snack-Bar, com esplanada. Localização: Edifício da Biblioteca
    • Teresa Gato, Snack-Bar, com esplanada. Localização: Hangar I
    • Snack-bar SAS - Localização: Edifício da Cantina
    • Casa do Pessoal - Snack- Bar, com esplanada. Localização: Edifício I
    • D. Lídia - Localização: Edifício II
    • Bar da UNINOVA - Localização: Edifício da UNINOVA
    • Mininova - Localização: Edifício I
    • A Tia - Localização: Edifício da Cantina (sala de convívio)
    • My Spot - Localização: piso 0 do Edifício da Cantina

    Instalações com resposta a necessidades especiais

    No que respeita a instalações para estudantes/docentes com necessidades especiais, a FCT NOVA dispõe de lugares de estacionamento reservados para os mesmos, de rampas de acesso aos seus edifícios e de elevadores. Numa análise casuística é ainda possível minorar algumas dificuldades que estes estudantes/docentes possam sentir.

    Actividades extracurriculares

    .

    Associações de estudantes

    A AEFCT, Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, foi fundada dia 8 de Novembro de 1979, tendo como âmbito a defesa dos direitos e interesses dos estudantes da FCT NOVA, tendo como principais objectivos a promoção da melhoria de condições para o estudo e a valorização cívica dos seus membros.

    A AEFCT organiza anualmente diversas atividades de cariz cultural, pedagógico, desportivo e recreativo, das quais se destacam a Semana do Caloiro, o Fórum dos Núcleos, a JORTEC, Torneios Desportivos, Workshop´s e Palestras, entre outros.

    Outra informação

    .