Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Engenharia Geológica

Ciclo

Terceiro ciclo

Grau

Doutor

Coordenador ECTS

José António de Almeida

Coordenador

José António de Almeida

Data de abertura

Outubro

Propinas

2750,00 Euros/ano para todos os estudantes.

Horários

Depende da modalidade de funcionamento de cada unidade lectiva. O funcionamento será acordado com cada aluno de doutoramento, ou quando o seu número exceda 10 num ano lectivo, será acordado com o conjunto de alunos do programa.

Objectivos educativos

Objectivos

A Engenharia Geológica, e as Ciências da Terra em geral, são consideradas domínios científicos principais em muitos dos países mais desenvolvidos do mundo.

Os minerais e rochas industriais, a água, o petróleo, o gás natural e a geotermia (energia) são essenciais e indispensáveis para a sociedade actual. As geotecnologias, na interface com a Engenharia Civil, estão presentes em todas as obras que se desenvolvam directamente sobre a superfície terrestre. Também, os problemas relacionados com o armazenamento de resíduos, o abastecimento e tratamento de água e dos efluentes, o controlo da poluição e a monitorização e avaliação ambientais são considerados, actualmente, áreas prioritárias.

Uma análise, ainda que breve, dos sectores de actividade mais relacionados com a Engenharia Geológica e a Geologia põe em evidência a necessidade de maior número de geólogos e de engenheiros geólogos, com actividade quer de pesquisa e exploração de recursos naturais (principalmente água, pedras naturais, minerais metálicos e não metálicos), como no apoio a projectos de construção de estruturas e infra-estruturas diversas (vias de comunicação, aeroportos, portos, pontes, etc.) e de ordenamento do território, nomeadamente na recuperação de áreas degradadas, na identificação de aptidões para a construção.

 

Saídas profissionais

As grandes estruturas e infra-estruturas a realizar em Portugal passam por: estradas e auto-estradas, novo aeroporto de Lisboa, novas travessias do Tejo na região de Lisboa, novas vias férreas e reabilitação das existentes, TGV, obras viárias subterrâneas (Metro de Lisboa e do Porto, túneis rodoviários), obras portuárias, aterros sanitários e armazenamento de resíduos (urbanos, industriais e nucleares), requalificação ambiental de solos, ETA’s, ETAR’s, protecção da orla costeira, armazenamento de águas superficiais, captações de águas subterrâneas, armazenamento de gás natural. Também a procura e exploração de jazidas de petróleo e a geotermia, bem como a gestão racional dos solos, a previsão de catástrofes naturais (actividade sísmica e vulcânica) e os riscos naturais serão sectores em desenvolvimento.

Estas actividades vão carecer de apoio técnico e científico, quer a nível de projecto como de acompanhamento e de execução. Nalgumas, terão mesmo um papel preponderante. A formação avançada, a nível de doutoramento, permitirá que sejam atingidos patamares elevados de desenvolvimento que, seguramente, contribuirão para a inovação e significativa melhoria dos trabalhos a desenvolver.

O novo curso de Doutoramento em Engenharia Geológica assenta nos princípios orientadores e objectivos subjacentes à sua integração no espaço de Ensino Superior Europeu. Com esse desígnio, os seus doutorados irão operar no espaço nacional e internacional, em ambientes de elevada competitividade, regendo-se a sua formação e a organização do curso por elevados padrões de qualidade.

Estrutura

1.º Semestre
Código Nome Créditos
9443 Projecto de Tese (EG) 30.0
2.º Semestre
Código Nome Créditos
9441 Investigação e Desenvolvimento da Tese I (EG) 0.0
9444 Tese em Engenharia Geológica 150.0
2.º Ano
Código Nome Créditos