Faculdade de Ciências e Tecnologia

Hidrogeologia

Código

2761

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Terra

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Manuela Malhado Simões Ribeiro

Horas semanais

4

Total de horas

72

Língua de ensino

Português

Objectivos

A disciplina providencia um programa equilibrado entre teoria e a aplicação prática de princípios de hidrologia subterrânea e hidráulica aplicáveis na resolução de problemas complexos relacionados com os recursos hídricos e o ambiente.

O programa de Hidrogeologia está concebido para preparar os estudantes para o mercado de trabalho no domínio dos recursos hídricos e protecção ambiental.

Pré-requisitos

Formação básica em ciências da terra, economia, química, física e ciências de engenharia.

Conteúdo

1. A ciência hidrológica na sua essência e origem. Aspectos mais relevantes na história da Hidrogeologia. Ciclo hidrológico e recarga de aquíferos. Precipitação e respectiva quantificação. Evapotranspiração real e potencial. Métodos para as estimar. Balanço hídrico sequencial de água no solo e quantificação de excedentes.

2. Aptidão hidrogeológica das rochas. Aquíferos. Classificação de aquíferos em função da pressão hidrostática e modo de circulação da água pela rocha. Propriedades físicas dos aquíferos. Lei de Darcy. Velocidade real e velocidade aparente do fluxo subterrâneo. Superfície piezométrica, traçado e utilidade. Reservas e recursos hídricos.

3. Fluxo subterrâneo. Princípios e leis. Equações matemáticas representativas do fluxo subterrâneo em aquíferos livres, confinados e semiconfinados.

4. Introdução à hidráulica de poços. Generalização da lei de Darcy e dedução da equação de Thiem. Interpretação de ensaios em regime permanente. Equação geral do fluxo subterrâneo. Dedução da equação de Theis e da aproximação logarítmica de Jacob para interpretar ensaios em regime variável. Utilização da equação de walton-Hantush para interpretar ensaios de bombagem em aquífero semiconfinado. Determinação do raio de influência.

5. Hidrogeoquímica. Composição físico-química da água subterrânea e relação com as rochas. Aspectos da dissolução dos minerais que compõem as rochas e os iões em solução na água. Classificação iónica de Piper e representação em diagramas de Stiff. Rigor e erro das análises pelo balanço de iões.

Bibliografia

Hiscock, K. Hydrogeology: Principles and practice. Blackwell Publishing, United Kingdom; 2007. ISBN: 978-0-632-05763-4 

Fitts, C. R. Groundwater Science. Academic Press, London, 2002, ISBN: 0-12-257855-4

Weight, W. D. & Sonderegger, J. L. Manual of Applied Field Hydrogeology. McGraw – Hill; New York, 2000. ISBN: 13:978-0-07-069639-6

Feitosa F. A. C. & Filho J. M. Hidrogeologia, conceitos e aplicações. CPRM-Serviço Geológico do Brasil – Lab. de Hidrogeologia da UFPE. Fortaleza, 2008, 3ª ed., 391 p. ISBN 2-04-011221-9

Robert A. Bisson & Jay H. Leher  Modern groundwater exploration. Wiley - Interscience, A John Wiley & Sons, Inc., Publication, 2004. 309 p.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas e experimentais. Nas sessões experimentais, os alunos são motivados para o uso de metodologias avançadas para estudo das águas subterrâneas.

Método de avaliação

Frequência

É requerida frequência à disciplina através da presença em 2/3 das aulas TP. A não obtenção de frequência impede a aprovação  na disciplina por avaliação contínua e exclui os alunos de realizarem exame de recurso.

 Avaliação

Avaliação contínua com 3 elementos de avaliação, consistindo em 3 testes. 

Aprovação

1. Obtenção de frequência + nota final igual ou superior a 10 valores obtida pela média ponderada dos resultados obtidos no conjunto dos 3 elementos de avaliação contínua com a seguinte ponderação: 1º teste - 25%, 2º teste - 35%, 3º teste - 40%; salvaguardando a obrigatoriedade de obtenção de nota mínima igual a 8,5 valores em cada um dos elementos de avaliação.

ou

2. Obtenção de frequência + nota final igual ou superior a 10 valores obtida no exame de recurso.

Melhoria de nota

Fica reservada a possibilidade única de otenção de melhoria de nota pela realização de exame em qualquer época.

Cursos