Faculdade de Ciências e Tecnologia

Competências Transversais para Ciências e Tecnologia

Código

10352

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Civil

Créditos

3.0

Professor responsável

Ruy Araújo da Costa

Horas semanais

6

Língua de ensino

Português

Método de avaliação

1 – Será observada a seguinte regra de Pontualidade: as atividades letivas de uma aula marcada para começar na hora H terão início em H + 10 min. A um aluno que se apresente entre H + 10 min e H + 20 min é permitida a entrada sem falta, mas não lhe poderá ser atribuído mais do que 1 ponto de Participação (v. ponto 8). A um aluno que se apresente entre H + 20 min e H + 30 min poderá, excecionalmente, ser permitida a entrada tardia não sendo contabilizada a presença, nem atribuído ponto de Participação (v. ponto 8). Depois de H + 30 min não será permitida a entrada de qualquer aluno.

2 – É obrigatória a obtenção de Frequência para que um aluno possa obter aprovação. Um aluno só obtém Frequência se tiver assistido a pelo menos 80% das horas das aulas Práticas (P) lecionadas no seu turno P (*) e, ainda, a pelo menos 3 aulas Teórico-                           -Práticas (TP).

Nota (*): Entrada tardia, excecionalmente autorizada, numa aula P de 2h não é contabilizada para efeitos de Frequência; Entrada tardia, excecionalmente autorizada, numa aula P de 4h é contabilizada para efeitos de Frequência com 2h.

3 A avaliação de conhecimentos em CTCT é feita exclusivamente através de atividades que decorrem no período letivo. Nesta unidade curricular NÃO há exames (época normal, de recurso, especial, ou melhoria).

Para os alunos com estatuto especial registado no Clip e que comprovadamente não possam participar nas aulas poderá ser proposto um método de avaliação alternativo. Estes alunos terão de fazer uma solicitação à Coordenação de CTCT até 06 de janeiro 2018, justificando devidamente o seu pedido.   

4 – A falta a uma aula impede a realização de atividades de avaliação, que não serão repetidas. A classificação final de um aluno não será ajustada para compensar eventuais faltas às aulas.

5 – Sobre justificação de faltas deve consultar o documento completo da Avaliação de Conhecimentos no Clip>Documentos de Apoio.

6 – A avaliação de conhecimentos é feita em 3 áreas: Participação (com um peso de 20%), Trabalho Individual (40%) e Trabalho de Grupo (40%).

No total, cada aluno terá mais de 40 atividades de avaliação nas várias aulas P e TP.

O Trabalho Individual decompõe-se nas seguintes componentes: Escrita Presencial Individual (EPI), Escrita Não Presencial Individual (ENPI) e Oral/Porta-Voz (OPV).

A avaliação da área do Trabalho de Grupo decompõe-se em duas componentes: Trabalho de Grupo (TG), e Auto e Hetero-Avaliação (AHA).

No quadro seguinte, esquematiza-se as diferentes componentes da avaliação, seu domínio de pontuação e de cotação (em valores):

Componente de Avaliação

Participação

(v.ponto 8)

Individual

Grupo

EPI

ENPI

OPV

TG

AHA

Domínio de pontuação (pontos)

-24 a 25+

0 a 9

0 a 14

0 a 6 *

0 a 69

0 a 36+

Domínio de Cotação (valores)

-2,0 a 4,0

0 a 4,0

0 a 2,5

0 a 1,5

0 a 6,0

0 a 2,0


Nota *: A avaliação do critério Oral/Porta-Voz será feita, para cada aluno, a partir dos resultados obtidos nos dois primeiros momentos de avaliação deste tipo.

 

Para detalhes, consulte o documento completo da Avaliação de Conhecimentos no Clip>Documentos de Apoio.

7 – Depois de apuradas as classificações finais, cada docente de turma P pode, excecionalmente, bonificar a classificação de um aluno dependendo do seu desempenho nas aulas. Cada docente poderá atribuir, no máximo, 3 valores de bonificação por turma. A bonificação por aluno é um número inteiro e não superior a 1 valor.

8 – A Frequência obtida por um aluno num dado ano letivo, em caso de Reprovação, só é válida no ano letivo seguinte. No entanto, as classificações obtidas em atividades num dado ano letivo só são válidas no ano letivo em que foram obtidas.

9 – Num ano letivo um aluno estará aprovado se tiver Frequência válida e se tiver obtido nesse ano pelo menos 9,5 valores na totalidade das componentes avaliadas.

Consulte o documento completo da Avaliação de Conhecimentos no Clip>Documentos de Apoio

Cursos