Faculdade de Ciências e Tecnologia

Ciência, Tecnologia e Sociedade

Código

10358

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

3.0

Professor responsável

Maria Paula Pires dos Santos Diogo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Objectivos da disciplina:

* (i) levar os alunos a interrogarem-se sobre a natureza e a extensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no mundo actual;

* (ii) catalisar a reflexão crítica dos alunos sobre a sua futura experiência profissional e de cidadania.

* (iii) aumentar a capacidade de decisão e adaptação dos alunos num mundo em mudança.

 

Pretende-se:

(i) aquisição de conhecimentos:

* compreender a estrutura da tecnociência e sua relação  com os contextos económico, político, social e cultural;

* dominar conceitos fundamentais para a análise das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

 

 (ii) aquisição de competências:

* perspectivar o relacionamento entre ciência e a tecnologia e sociedade;

* construir uma memória crítica sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade europeia;

* desenvolver o sentido de ética e responsabilidade social do cientista e do engenheiro;

* relacionar a prática profissional com a prática de uma cidadania crítica e consciente.

 

Pré-requisitos


n/a

Conteúdo

 

      0. Ciência, Tecnologia e Sociedade: Tópicos fundamentais na   análise da relação ciência, tecnologia e sociedade. Ética, responsabilidade social e cidadania

  1. Risco, Segurança e Responsabilidade: sociedade de risco e a ética moderna. Ética, responsabilidade social e cidadania
  2. Ciência, Tecnologia e Género: as mulheres no trabalho em ciência e tecnologia; o género na construção do discurso científico.
  3. Redes de Sustentabilidade - ambiente e sociedade: intersecções entre decisão politica/económica, competências científicas e técnicas e questões ambientais.
  4. Modelos de investigação tecnocientífica contemporâneos e responsabilidade social. Os casos de Einstein, Bohr e Oppenheimer:

  5. O Futuro Bio e Nano: landmarks e debates politicos e éticos.
  6. E o Homem Criou o Ciborgue: ciência, tecnologia e cultura popular; medos e desconfianças; fronteiras entre humano e não-humano.
  7. Visualizando a modernidade - Ciência, tecnologia e cinema: narrativas cinematográfica e tecnociência.
  8. A Sociedade da Informação e a contemporaneidade.

 

Bibliografia

Allhoff, F.et al (eds.), Nanoethics: The Ethical and Social Implications of Nanotechnology

Brodwin, P.E. (ed.), Biotechnology and Culture: Bodies, Anxieties, Ethics

Carson, R., Silent Spring

Castells, M., Rise of The Network Society

Collins, H., Pinch, T., The Golem at Large

Irwin, A., Sociology and the Environment

Jonas, H., The Imperative of Responsibility: In Search of Ethics for the Technological Age

Evetts, J., Gender and Career in Science and Engineering

Elliott, J., An Introduction to Sustainable Development

Malartre, E., Benford, G., Beyond Human: Living with Robots and Cyborgs

Goodchild, P., J. Robert Oppenheimer, Shatterer of Worlds

Método de ensino

 

Cada sessão da disciplina tem três horas teórico-práticas, onde a exposição dos conteúdos do programa são assegurados pelo docente, apoiado em materiais didácticos complementares relevantes, nomeadamente iconografia diversa, extractos de obras científicas, técnicas e de literatura, em ambos os casos coevas da matéria leccionada na sessão, e filmes.

A quarta hora da disciplina é de trabalho autónomo do aluno, baseado nos materiais que serão disponibilizados na página de CTS.

Procura-se sempre estimular nos alunos uma leitura crítica e integrada destes materiais didácticos nos conteúdos do programa através dos quais serão directamente avaliados

Método de avaliação

O conteúdo da disciplina é composta por 8 módulos centrais (que correspondem às 8 sessões) e por 24 módulos complementares (3 por módulo central). Estes conteúdos estão disponíveis no site autónomo da disciplina, que abrirá no dia 29 de Janeiro. Os conteúdos dos módulos centrais serão abordados nas aulas e objecto de avaliação por um miniteste; os módulos complementares serão tratados de forma autónoma pelos alunos e  a capacidade de domínio dos seus conteúdos avaliados por miniquizzes online (disponíveis na página Moodle da disciplina, também disponível a 29 de Janeiro).

A disciplina é avaliada por 4 elementos:

1. 2 miniquizzes de cada módulo sobre o material complementar à sessão (satélites) e disponível na página da disciplina CTS (realização online). Este material deverá ser consultado antes dos miniquizzes serem realizados. Os miniquizzes estão disponíveis na página Moodle da disciplina e pressupõem a leitura do respectivo material .

Número máximo de tentativas por miniquizze: 10. Total de miniquizzes  a realizar 16 (8 módulos*2 quizzes, ou seja, 2 quizzes por módulo). Limite para a realização dos 16 miniquizzes, dia 24 de Fevereiro às 23 horas. Este elemento de avaliação é, também, elemento de frequência, ou seja, se o aluno não tiver os 16 miniquizzes realizados (2 por módulo), reprovará.

ATENÇÂO: um miniquizze só é considerado feito quando o aluno recebe a mensagem no fim de "Quizze aceite". Não há qualquer outro critério válido a não ser esta indicação.

Peso na nota final: 25%

2. 1 quizz sobre material audio-visual (filme Blade Runner) com questões relacionadas com a matéria dos 8 módulos(realização online). Número máximo de tentativas: 6.  Limite para a realização: dia 24 de Fevereiro às 23 horas.

Peso na nota final: 20%

ATENÇÂO: o quizze só é considerado feito quando o aluno recebe a mensagem no fim de "Quizze aceite". Não há qualquer outro critério válido a não ser esta indicação.

3. miniteste  sobre o material tratado nas sessões. Este teste terá 8 grupos, dos quais o aluno seleccionará 6 para responder (realização presencial). O teste só poderá ser feito por alunos que tenham tido frequência na disciplina. Nota mínima: 7 valores. O teste é de tipo americano (com respostas a assinalar): respostas correctas somam um ponto; respostas incorrectas descontam 0,5 pontos.

O teste terá lugar, em princípio, no dia 23 de Fevereiro, mas confirmaremos no CLIP (AVISOS), pois depende da disponibilidade de salas. 

Peso na nota final: 55%

Este elemento de avaliação é, também, elemento de frequência, ou seja, se o aluno não realizar o miniteste reprovará.

4.  presença em 3/4 das sessões (6 em 8). A presença em pelo menos 6 das 8 sessões é elemento de frequência, ou seja, se o aluno tiver mais do que 2 faltas injustificadas, repprova.

O teste tem como objectivo  a avaliação da compreensão e domínio dos conteúdos do programa da disciplina; os miniquizzes respeitam ao trabalho de interpretação do material de apoio apresentado nas sessões em novos contextos, de forma autónoma.

TODO O MATERIAL ONLINE ESTARÁ DISPONÌVEL NO DIA 29 DE JANEIRO; APÒS O FINAL DA RONDA DE APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA.

 PASSWORDS NOS AVISOS DA PÁGINA CLIP.

 


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