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Faculdade de Ciências e Tecnologia

Introdução à Programação

Código

10637

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Informática

Créditos

9.0

Professor responsável

Fernanda Maria Barquinha Tavares Vieira Barbosa, Luís Manuel Marques da Costa Caires

Horas semanais

6

Total de horas

73

Língua de ensino

Português

Objectivos

Saber

  • O significado das várias construções de programação incluídas no fragmento coberto da linguagem Java.
  • Construir uma pequena aplicação no fragmento coberto a partir de uma especificação informal, mas rigorosa, escrita em Português, e usando a metodologia definida na disciplina.
  • Quais os componentes e ferramentas básicas de um ambiente de desenvolvimento de software (editor, compilador, etc) e qual a sua função.

Fazer

  • Desenvolver programas de pequena dimensão, bem organizados e obedecendo a um certo número de convenções.
  • Conseguir projectar e escrever correctamente algoritmos simples.
  • Ler e explicar / simular mentalmente a funcionalidade de fragmentos de código escritos no fragmento coberto da linguagem Java.
  • Utilizar correctamente, ao nível esperado, as ferramentas de programação, assim como interpretar os seus resultados (mensagens de erro, etc).
  • Realizar, em grupo, um mini-projecto de desenvolvimento de software, integrando as várias competências transmitidas.

Soft-Skills

  • Desenvolver hábitos de trabalho e de cumprimento de prazos.
  • Desenvolver a preocupação com o rigor, e com a execução sistemática de planos de trabalho e métodos previamente determinados.
  • Desenvolver competências de organização de trabalho em grupo.

Conteúdo

1. Computadores e programas  2. Objectos e operações 3. Classes e tipos de dados básicos 4. Manipulação de estado  5. Mecanismos de decisão 6. Estrutura de aplicações 7. Interacção (I/O) 8. Mecanismos de iteração 9. Manipulação de ficheiros 10. Aplicações com várias classes 11. Vectores e algoritmos relacionados 12. Ordenação e pesquisa 13. Metodologias de desenvolvimento de software

Bibliografia

Cay Horstmann, Java Concepts, 7th edition, Wiley, 2014.

Walter Savitch, Java: An Introduction to Computer Science and Programming, 7th edition, Prentice-Hall, 2014.

David J. Eck, Programming Using Java, Online book, http://math.hws.edu/javanotes, 2014.

Método de ensino

O ensino consiste em aulas teórico-práticas e aulas práticas (ambas em laboratório). Nas teórico-práticas a exposição de matéria é intercalada com a resolução de exercícios nos quais os alunos aplicam os conceitos apresentados.

Nas práticas, os alunos resolvem exercícios de consolidação dos conceitos apreendidos e praticados durante as aulas teórico-práticas.

No mini-projecto final os alunos desenvolvem uma aplicação simples que permite aplicarem toda a matéria aprendida nas aulas. O apoio ao projecto nas aulas permite, não só, resolver dificuldades pontuais dos alunos, como também ajudar os alunos a melhorar a organização do programa e a qualidade do código escrito.

Método de avaliação

A avaliação é composta por duas componentes: teórico-prática e  laboratorial.

A componente teórico-prática é composta por dois testes (T1 e T2) ou um exame (E), e a componente laboratorial por dois trabalhos práticos (TP1 e TP2).

Todos os elementos de avaliação terão uma nota na escala de 0 a 20 valores. Os trabalhos práticos serão entregues na plataforma Mooshak, sendo o trabalho TP1 individual e o trabalho TP2 realizado por um grupo de 2 alunos.

Na maioria das aulas, o aluno deve implementar programas e submeter esses programas na plataforma Mooshak. Todos estes trabalhos serão avaliados juntamente com os trabalhos práticos (TP1 e TP2).

Para obter frequência na cadeira, a média pesada dos trabalhos práticos (TP1 e TP2) deve ser igual ou superior a 9.5 valores em 20.

A nota final é calculada por arredondamento às unidades:

- em Avaliação contínua: 0.2*T1 + 0.4*T2 + 0.15*TP1 + 0.25*TP2

- em Época de Recurso:  0.6*E + 0.15*TP1 + 0.25*TP2

Para aprovar na cadeira a nota final deve ser superior ou igual a 9.5 e ter obtido frequência.

Para as melhorias, a nota final é a nota do exame.

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