Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Virologia

Código

10659

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Madalena Peres de Drumond Ludovice Mendes Gomes, Sílvia Carla Santos de Barros

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

A virologia tem por objetivo principal fornecer aos alunos conhecimentos básicos de virologia, nomeadamente das propriedades biológicas dos vírus, morfologia, tropismo, replicação e classificação taxonómica. Além destes pretende-se dotar os alunos de conhecimentos básicos da etiologia e patogenia de algumas infeções virais relevantes em humanos. É ainda objetivo o estudo de várias zoonoses virais e doenças emergentes.

Pré-requisitos

Conhecimentos de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia e Genética Molecular.

Conteúdo

1.Características gerais dos vírus: propriedades biológicas, tropismo, morfologia, replicação e classificação taxonómica.

2. Estudo das várias famílias de vírus, com ênfase no tropismo celular, genética viral e processos de replicação dos vírus nas células: Replicação dos vírus de DNA, RNA de cadeia simples, RNA de cadeia dupla e retrovírus.

3. Características gerais dos vírus de RNA de cadeia negativa, nomeadamente estudo das Famílias Filoviridae, Bunyaviridae Paramyxoviridae , Rhabdoviridae, Orthomyxoviridae.

4. Vírus de RNA de cadeia dupla (dsRNA): Família Reoviridae .

5. Vírus de RNA de cadeia positiva: Famílias Picornaviridae, Caliciviridae e Flaviviridae

6. Família Retroviridae (HIV e Vírus Maedi-Visna).

7. Estudo dos vírus com genoma de DNA: Famílias Parvoviridae , Herpesviridae, Papillomaviridae , Poxviridae.

8. Estratégias de vacinação e profilaxia. Infeções emergentes.

Bibliografia

1. "Principles of Virology: Molecular Biology, pathogenesis, and control of animal viruses" Flint, S.J. (Editor), et al. (2003).

2.  Desk Encyclopedia of General Virology. Brian W.J. Mahy and Marc van Regenmortel (editors) 2010. Academic Press, Elsevier.

3. Abordagens moleculares em Veterinária. Mónica Cunha e João Inácio (2014). Edições LIDEL.

4. Artigos científicos selecionados. 

Método de ensino

Nas aulas teóricas explicar-se-ão e discutir-se-ão os sucessivos tópicos do programa da disciplina. No início de cada aula proceder-se-á à revisão, com breve discussão, da matéria dada na aula anterior.

Nas aulas práticas serão desenvolvidos trabalhos laboratoriais, com execução das técnicas, cujo objetivo é consolidar os conceitos que foram aprendidos nas aulas teóricas e preparar os alunos para o dia-a-dia de um laboratório de diagnóstico virológico. Após concluírem os trabalhos laboratoriais, os resultados obtidos serão discutidos na aula e far-se-á o seu encadeamento com os conceitos aprendidos ao longo da disciplina. No final do semestre os alunos desenvolverão um projecto, com base nas metodologias dadas.

Método de avaliação

Avaliação da componente teórica: É feita pela realização de 3 testes (40% da nota-1º teste; 30% da nota-2º e 3º testes, respectivamente) ou pela realização de um exame final. Para um aluno ser considerado aprovado à disciplina terá de ter um mínimo de 9,5 valores no somatório dos vários momentos de avaliação.

Avaliação da componente prática: É feita pela realização de 2 testes, com igual cotação.

Ambas as componentes de avaliação (teórica e prática) correspondem a 50% da nota final da disciplina e esta resulta do seu somatório. 

Cursos