Faculdade de Ciências e Tecnologia

Gestão e Qualidade da Água

Código

10745

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Terra

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Manuela Malhado Simões Ribeiro

Horas semanais

4

Total de horas

82

Língua de ensino

Português

Objectivos

Permitir uma formação moderna, abrangente e versátil no domínio da gestão e qualidade da água, mantendo presentes os objectivos primordiais de preservação e proteção.

Consistindo:

1) na aquisição de competências científicas, técnicas, ambientais, económicas e sociais para interpretação e elaboraçao de planos de gestão de recursos hídricos, de monitorização e de remediação.

Pré-requisitos

Não se aplicam.

Conteúdo

Introdução aos conceitos básicos de gestão. Gestão da água. Usos e escassez. Valor económico, social e ambiental da água superficial e subterrânea. Métodos e tecnologias para uso sustentável da água. Políticas públicas e privadas no uso e gestão da água. Leis e enquadramento legal. Unidades de gestão (bacia hidrográfica e sistemas aquíferos). Qualidade da água para suporte de atividades humanas (municípios, agricultura, industria e minas). Indicadores físicos, químicos, radioativos e bacteriológicos de qualidade. Fontes naturais e artificiais de água. Reciclagem e reutilização da água em sistemas urbanos, industriais e agroindustriais. Proteção e preservação da qualidade. Poluentes e sistemas de tratamento.

Bibliografia

Gestão estratégica: Conceitos, modelos e instrumentos by António J. Robalo Santos. Escolar Editora, 2008

Sustainable Water Quality Management Policy. The Role of Trading: The U.S. Experience by C. Pharino, Springer, 2007

Modern Groundwater Exploration, Discovering New Water Resources in Consolidated Rocks Using Innovative Hydrogeologic Concepts, Exploration, Drilling, Aquifer Testing, and Management Methods by R. A. Bisson & J. H. Lehr. John Wiley & Sons, 2004

Groundwater Geochemistry: A practical guide to modeling of natural and contaminated aquatic systems by Broder J. Merkel & Britta Planer-Friedrich and edited by Darrel Kirk Nosdstrom. Springer, 2005

Método de ensino

Aulas teórico-práticas e experimentais. Nas sessões experimentais, os alunos são motivados para o uso de metodologias analíticas avançadas para análise laboratorial da composição da água. São utilizadas técnicas de potenciometria, cromatografia (HPLC) e ião seletivo para quantificação iónica da composição da água. Elaboração de projeto de gestão e planeamento de recursos hídricos, incluindo pesquisa científica. Visitas de estudo a unidades de tratamento de águas residuais urbanas ou industriais e unidades públicas ou privadas de gestão e distribuição de água potável.

Método de avaliação

Frequência

É requerida frequência à disciplina através da presença em 2/3 das aulas TP. A não obtenção de frequência impede a aprovação  na disciplina por avaliação contínua e exclui os alunos de realizarem exame de recurso.

 Avaliação

Avaliação contínua com 3 elementos de avaliação, consistindo em 2 testes e 1 trabalho. 

Aprovação

1. Obtenção de frequência + nota final igual ou superior a 10 valores obtida pela média ponderada dos resultados obtidos no conjunto dos 3 elementos de avaliação contínua (2 testes e um trabalho) com a seguinte ponderação: 1º teste - 30%, 2º teste - 30%, trabalho - 30% e 10% para o desempenho do aluno quantificado em valor igual ao melhor resultado obtido nos 3 elementos de avaliação (testes e trabalho); salvaguardando a obrigatoriedade de obtenção de nota mínima igual a 8,5 valores em cada um dos elementos de avaliação.

ou

2. Obtenção de frequência + nota final igual ou superior a 10 valores obtida no exame de recurso (com ponderação de 70%)  e no trabalho (com ponderação de 30%).

Melhoria de nota

Nota do trabalho (com ponderação de 30 %) + a melhor nota obtida no somatório dos testes, ou em qualquer exame realizado para o efeito de melhoria de nota (recurso ou época especial), com poderação de 70%. 

Cursos