Faculdade de Ciências e Tecnologia

História das Ciências

Código

10995

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

3.0

Professor responsável

Ana Maria Oliveira Carneiro

Horas semanais

3

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final desta unidade curricular, o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitem ter uma visão geral de aspectos da história e das ciências do século XX, de modo a que saiba perspectivar a evolução da ciência numa dimensão histórica, tenha uma visão dinâmica do conhecimento científico, compreenda a estrutura interna da abordagem científica, bem como a sua relação com os contextos social e cultural.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

  1. Noções de historiografia. A organização da ciência
  2. Modos de construir o conhecimento científico no século XIX: Darwin e a teoria da evolução; sistemas tecnológicos e a física; os micróbios.
  3. O início do século XX: uma nova física - Raios X, radioactividade e novas indústrias
  4. Novas ciências da vida - genética, melhoramento animal e vegetal, e a eugenia.
  5. Psicanálise e Psicologia.
  6.  As ciências e a I Guerra Mundial: a ‘guerra dos químicos’; a intervenção dos químicos, físicos e psicólogos.
  7. Problemas de escala: física e instrumentação, macromoléculas, polímeros e origens da biologia molecular.
  8. As ciências e a II Guerra Mundial: o Projecto Manhattan; o radar; a penicilina.
  9. Os projectos da Guerra Fria: os cientistas e o controlo das armas nucleares; átomos pela paz; ‘big science’; transístores; a corrida espacial; a ‘revolução verde’.
  10. As ciências da Guerra Fria: marcadores e datação pelo radiocarbono; quarks; computadores e cibernética; DNA; radioastronomia; tectónica de placas.
  11.  Os anos 60: movimentos sociais e as ciências; a pílula; a biomedicalização da vida quotidiana.

Bibliografia

P. J. Bowler and John V. Pickstone, eds., The Cambridge History of Science: Volume 6, Modern Life and Earth Sciences (Cambridge, 2009)

 P. J.  Bowler & I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey (Chicago, 2005)

 R. C. Olby et al., eds., Companion to the History of Modern Science (London/Nova Iorque, 1990)

R. Bud, The Uses of Life. A History of Biotechnology (Cambridge, 1994)

Método de ensino

Apresentação dos temas pela docente, discussão pelos alunos de textos previamente lidos em casa ou  de excertos de filmes vistos, na aula ou em casa, relativos aos temas em estudo. 

Método de avaliação

A avaliação dos estudantes será baseada em:

- assiduidade e participação

- dois mini-testes eliminatórios de matéria, cada um deles incidindo sobre  tópicos seleccionados e acordados entre estudantes e docente.

- um pequeno ensaio sobre um filme a projectar

- uma apresentação oral de um tema seleccionado pelos alunos

Cursos