Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Aspetos Socio-Profissionais da Informática

Código

11191

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Informática

Créditos

3.0

Professor responsável

José Augusto Legatheaux Martins, Paulo Orlando Reis Afonso Lopes

Horas semanais

4

Total de horas

28

Língua de ensino

Português

Objectivos

Saber:

- Impacto e relações da informática na sociedade.

- Ética da computação e da engenharia informática

Saber fazer:

- Análise das controvérsias e impactos morais das tecnologias da informação

Competência Complementares:

- capacidades de apreentação oral e escrita

- atitudes comportamentais que influenciam o sucesso de uma carreira em Informática

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1- Moral, ética e deontologia na Informática

2 - Como pesquisar bibliografia e desenvolver ensaios e artigos. Propriedade intelectual e plágio.

3 - Privacidade e proteção dos dados individuais - o RGPD Europeu

- Impacto do digital na sociedade em geral e na imprensa moderna; o jornalismo perante o digital

5 - Segurança e privacidade, pirataria informática e cibercrime - A nova directiva NIS

6 - Redes sociais e seu impacto na sociedade

7 - Neutralidade da rede e a lei do copyritgth no mundo digital

Bibliografia

Joseph Migga Kizza, “Ethical and Social Issues in the Information Age,” Springer, 4th Edition, 2010

IEEE-CS/ACM Joint Task Force on Software Engineering Ethics and Professional Practices http://www.acm.org/about/se-code/

Each theme will be covered with more references; the appropriate place to find them is the online documentation of the course.

 

Método de ensino

The course comprises a set of lectures and seminars, study of these covered topics and research and written group work.

 


Método de avaliação

A avaliação compreende duas componentes: um teste escrito, que será repetido no exame para quem faltar ou quiser melhorar a nota, e um trabalho de grupo. Para terem sucesso, os estudantes têm de ter pelo menos 9,5 no teste teórico ou exame, e a média final de todas as componentes de avaliação ser maior ou igual a 9,5. O peso da nota do teste ou exame na nota final é de 50%

Os restantes 50% da nota são obtidos via duas componentes:

1) Avaliação do trabalho de grupo propriamente dito. Esta nota é comum a todos os estudantes do grupo. Esta parte tem o peso de 35% na nota final.

2) Qualidade da contribuição individual do estudante na avaliação de trabalhos de outros grupos (reviewing). Esta parte tem o peso de 15% na nota final.

Estas duas componentes conferem frequência quando a nota de cada uma das componentes (1) e (2) é maior ou igual a 8 valores. Os estudantes sem frequência reprovam, independentemente do resultado obtido na parte teórica.

Cursos