Guia de Cursos

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Faculdade de Ciências e Tecnologia

Tecnologias de Informação Geográfica

Código

8300

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Informática

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Armanda Simenta Rodrigues Grueau, Nuno Manuel Robalo Correia

Horas semanais

4

Total de horas

56

Língua de ensino

Português

Objectivos

Saber

1. Conhecer a natureza específica da Informação Geográfica
2. Como se representa computacionalmente o espaço através de SIG
3. Associar modelos de representação espacial a casos de estudo específicos
4. Conhecer o ciclo de desenvolvimento de uma aplicação baseada em SIG

Saber Fazer

5. Utilizar as potencialidades de várias tecnologias de informação geográfica
6. Desenvolver um projecto SIG de pequena dimensão

Soft-Skills

7. Explorar capacidades de gestão de tempo e organização
8. Trabalho de equipa
9. Apresentação escrita e oral de trabalhos desenvolvidos

Saber reconhecer e avaliar as necessidades de utilizadores

Conteúdo

A.Introdução à Informação Geográfica

  • Natureza e funcionalidade da IG

B. Conceitos espaciais fundamentais

  • Espaço Euclidiano, Conjuntos, Topologia, Redes, Espaços Métricos

C. Modelos de representação de Informação Geográfica

  • Modelos baseados em propriedades
  • Modelos baseados em entidades

D. Estruturas de dados para IG

  • Representações para modelos de propriedades
  • Representações para modelos de entidades (objetos)
  • Formatos Vetoriais versus Formatos Raster
  • Representações para redes

E. Arquiteturas de SIG

  • Arquiteturas Híbridas, integradas, compostas
  • Arquiteturas Distribuídas
  • Sistemas baseados na localização

F. Interfaces em SIG

  • Interfaces Cartográficos
  • Geovisualização
  • Especificidade do desenvolvimento de interfaces para SIG

G. Recuperação de Informação Geográfica

Bibliografia

Longley, P.A.,  Goodchild, M. F:, Maguire, D. J.,  Rhind, D. W, Geographic Information Systems and Science , 3rd Edition, Wiley, 2011.

Worboys, M. and Duckham, M. GIS: A Computing Perspective, 2nd Edition,CRC Press, 2004.

Matos, J., Fundamentos de Informação Geográfica, 4ª Edição, LIDEL.

Método de ensino

Os conteúdos teóricos são endereçados em aulas teóricas, sendo instanciados com exercícios e exemplos nas aulas práticas que vão construindo um corpo de técnicas para o desenvolvimento de trabalho prático. Esta componente é avaliada através de 2 testes. A nota da componentes de testes (NT) vale 60% da nota final, sendo que cada teste vale 30%.

Os alunos têm que desenvolver um trabalho prático, em grupos, em que concebem um sistema que contempla um conjunto de requisitos fundamentais em sistemas georreferenciados. Este trabalho deve ser objeto de escrita de relatório e apresentação oral e terá uma data de entrega definida, durante o periodo de aulas. A nota do trabalho vale 40% da nota (NP).

Para obter aprovação à disciplina, os alunos devem conseguir uma nota mínima de 9,5 (em 20) tanto em NT como em NP.

Em época de recurso, a nota dos testes é substituída pela nota do exame, que vale 60% (NT) da nota final.

Método de avaliação

Os conteúdos teóricos são endereçados em aulas teóricas, sendo instanciados com exercícios e exemplos nas aulas práticas que vão construindo um corpo de técnicas para o desenvolvimento de trabalho prático. Esta componente é avaliada através de 2 testes. A nota da componentes de testes (NT) vale 60% da nota final, sendo que cada teste vale 30%.

Os alunos têm que desenvolver um trabalho prático, em grupos, em que concebem um sistema que contempla um conjunto de requisitos fundamentais em sistemas georreferenciados. Este trabalho deve ser objeto de escrita de relatório e apresentação oral e terá uma data de entrega definida, durante o periodo de aulas. A nota do trabalho vale 40% da nota (NP).

Para obter aprovação à disciplina, os alunos devem conseguir uma nota mínima de 9,5 (em 20) tanto em NT como em NP.

Em época de recurso, a nota dos testes é substituída pela nota do exame, que vale 60% (NT) da nota final.

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