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Faculdade de Ciências e Tecnologia

Probabilidades e Estatística E

Código

9414

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Inês Jorge da Silva Sequeira

Horas semanais

4

Total de horas

71

Língua de ensino

Português

Objectivos

Aquisição de conhecimentos elementares sobre a teoria das probabilidades, nomeadamente sobre probabilidade, probabilidade condicional, independência, variáveis aleatórias, sua distribuição, seus momentos e outras suas características, e o Teorema Limite Central e suas aplicações.

Aquisição de conhecimentos fundamentais de estatística, como a noção de população, amostra e amostra aleatória, estimador, sua distribuição por amostragem e outras suas propriedades, estimação pontual, estimação por intervalo de confiança, testes de hipóteses e regressão linear simples.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de análise matemática, salientando-se algumas noções topológicas, limites de sucessões, primitivas, integrais e funções de mais de uma variável.

Conteúdo

Programa abreviado da disciplina

 

1. Introdução à Teoria das Probabilidades

2. Variáveis aleatórias e suas distribuições de probabilidade

3. Momentos de variáveis aleatórias

4. Algumas distribuições importantes

5. Vectores aleatórios

6. Teorema Limite Central

7. Estimação pontual

8. Estimação por intervalo de confiança

9. Testes de hipóteses

10. Regressão linear simples

Bibliografia

Guimarães e Cabral (1997). Estatística. McGraw-Hill.

Montgomery e Runger (2002). Applied Statistics and Probability for Engineers. Wiley.

Mood, Graybill e Boes (1974). Introduction to the Theory of Statistics. McGraw-Hill.

Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J. e Pimenta, C. (2007). Introdução à Estatística, 2ª edição. McGraw-Hill

Paulino e Branco (2005). Exercícios de Probabilidade e Estatística. Escolar Editora.

Pestana, D. e Velosa, S. (2002). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Rohatgi (1976). An Introduction to Probability Theory and Mathematical Statistics. Wiley.

Sokal e Rohlf (1995). Biometry. Freeman.

Tiago de Oliveira (1990). Probabilidades e Estatística: Conceitos, Métodos e Aplicações, vol. I, II. McGraw-Hill.

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas participadas, com exposição oral de matéria e resolução de problemas.

Método de avaliação

Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de PEE

Frequência

Em todas as aulas serão assinaladas as presenças dos alunos. Será atribuída Frequência aos alunos que não faltem, injustificadamente, a mais do que 8 (oito) aulas correspondentes ao turno em que estão inscritos. Esta regra é válida para todos os alunos, com exceção de:

-alunos com o estatuto de trabalhador estudante, ou qualquer outro reconhecido pelas regras de avaliação da faculdade;

-alunos que obtiveram frequência nas aulas do ano letivo anterior.

Caso os alunos não compareçam às três primeiras aulas, poderão ser retirados do respetivo turno. 


Avaliação contínua 

A avaliação contínua consiste na realização de três testes. Os três testes terão uma classificação T1, T2 e T3, respetivamente, entre 0 e 20 valores. A classificação final da avaliação contínua é calculada através de

Nota final = 0.4 T1 + 0.4 T2 + 0.2 T3

e arredondada às unidades.

O aluno obtém aprovação na unidade curricular em época normal (avaliação contínua) se fizer os três testes e se a nota final for superior ou igual a 10 valores. O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a 18 valores, deverá realizar uma prova oral de defesa de nota. Se o aluno não comparecer à prova oral a nota final será de 17 valores. 

 

Época de Recurso

A avaliação da época de recurso consiste na realização de um exame, na única data prevista para tal na época de recurso. O Exame consiste numa prova escrita, com duração de 3 horas, que avalia a totalidade dos conteúdos lecionados na unidade curricular.

O exame (E) é classificado numa escala de 0 a 20 valores. A nota final é igual à classificação do exame, arredondada às unidades. 

O aluno obtém aprovação na unidade curricular se a nota final for superior ou igual a 10 valores. O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a 18 valores, deverá realizar uma prova oral de defesa de nota. Se o aluno não comparecer à prova oral a nota final será de 17 valores. 


Melhoria de nota

Os alunos aprovados na unidade curricular que pretendem fazer melhoria de nota, devem, antecipadamente, requerer essa melhoria junto dos serviços académicos. 

Neste caso, devem realizar o exame de recurso, na única data prevista para tal na época de recurso. A sua classificação final à unidade curricular será substituída pela nota de Exame (arredondada às unidades), caso esta lhe seja superior. 


Outras informações 

Os alunos devem confirmar se o e-mail registado no CLIP está correto. Caso contrário podem não receber avisos importantes. 

Apenas se podem apresentar a cada um dos testes da Avaliação Contínua e ao Exame os alunos devidamente inscritos para o efeito, dentro do prazo assinalado, na página CLIP da unidade curricular. Devem ainda apresentar-se munidos de um caderno de prova em branco, material de escrita, máquina de calcular e documento de identificação oficial com fotografia.

As máquinas calculadoras permitidas nas provas de avaliação, devem satisfazer cumulativamente as seguintes condições:

- serem silenciosas;
- não necessitarem de alimentação exterior localizada;
- não terem cálculo simbólico (CAS);
- não terem capacidade de comunicação à distância;
- não terem fitas, rolos de papel ou outro meio de impressão. 

Em qualquer situação omissa, aplica-se o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, revisto a 16 de Janeiro de 2018.

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