Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

NOVA Information Management School

Mestrado em Estatística e Gestão de Informação

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Percursos

Coordenador ECTS

Roberto Henriques

Objectivos educativos

O Mestrado em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Análise e Gestão de Informação, visa a formação de técnicos e gestores capacitados para liderar e orientar a recolha, organização,análise e gestão de informação, nas organizações.

Os analistas e gestores de informação têm como tarefa essencial organizar e analisar a informação das organizações e traduzi-la em ações conducentes à concretização dos objetivos das organizações. Assim, um dos principais objetivos deste curso é a criação de competências que permitam suportar a tomada de decisão e promover melhorias no processo de tomada de decisão das organizações.

Este curso dirige-se a todos aqueles cuja preocupação pela análise e tratamento da informação é fundamental para o exercício da sua função, nomeadamente gestores e técnicos envolvidos na produção de informação de suporte à tomada de decisões estratégicas nas organizações. Gestores e Técnicos de Marketing, Especialistas em Estudos de Mercado e CRM, Directores de Tecnologias de Informação, Responsáveis e Técnicos da área de Gestão de Risco, Responsáveis pelos Sistemas de Informação são, entre outros, alguns dos destinatários deste mestrado.

O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Desenvolver técnicas e metodologias de recolha de informação;

- Aplicar as diversas metodologias e ferramentas, estatísticas e computacionais, de exploração e análise de informação, de forma a reduzir os níveis de incerteza associados à tomada de decisão;

- Comunicar resultados, escrita e oralmente, adequando-os ao nível e interesses específicos da audiência.

Candidaturas - ano letivo 2017/2018
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae e submeter a candidatura no final, de 4 de abril a 11 de maio de 2017. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional e ainda entrevista aos candidatos.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível; Análise ao currículo académico e profissional do candidato; realização de uma entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a conclusão da parte curricular é necessária a obtenção de um mínimo de 60 ECTS. A parte curricular do curso decorre durante dois semestres e corresponde ao diploma de pós-graduação na respectiva especialização.

A obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Análise e Gestão de Informação, implica a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto, originais e especialmente realizados para esse fim, ou um estágio de natureza profissional, objecto de relatório final, realizados durante o terceiro semestre do curso, a que correspondem 35 unidades de crédito adicionais.

Acesso a outros cursos

Acesso ao Doutoramento.

Regras de avaliação

Estrutura