Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

NOVA Information Management School

Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Grau

Não atribuido

Coordenador ECTS

Objectivos educativos

A pós-graduação em Análise e Gestão de Informação visa a formação de técnicos e gestores capacitados para liderar e orientar a recolha, organização, análise e gestão de informação, nas organizações. Os analistas e gestores de informação têm como tarefa essencial organizar e analisar a informação das organizações e traduzi-la em ações conducentes à concretização dos objetivos das mesmas.

Assim, um dos principais objetivos desta pós-graduação é a criação de competências que permitam suportar a tomada de decisão e promover melhorias no processo de tomada de decisão das organizações.

O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Desenvolver técnicas e metodologias de recolha de informação;

- Aplicar as diversas metodologias e ferramentas, estatísticas e computacionais, de exploração e análise de informação, de forma a reduzir os níveis de incerteza associados à tomada de decisão;

- Comunicar resultados, escrita e oralmente, adequando-os ao nível e interesses específicos da audiência.

Candidaturas - ano letivo 2017/2018
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae e submeter a candidatura no final, de 4 de abril a 11 de maio de 2017. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional e ainda entrevista aos candidatos.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são:

- Licenciatura em área compatível;

- Análise ao currículo académico e profissional do candidato;

- Realização de uma entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Análise e Gestão de Informação os alunos têm que realizar 8 unidades curriculares, das quais 5 são obrigatórias e as restantes opcionais de um conjunto de mais de 30 unidades curriculares disponíveis.

Acesso a outros cursos

A pós-graduação confere acesso à obtenção do grau de mestre em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Análise e Gestão de Informação, mediante a realização de uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional e ainda a aprovação à disciplina de Metodologias de Investigação.
De referir que a inscrição na pós-graduação dá direito à inscrição a dez unidades curriculares.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
200001 Análise de Dados 7.5
200046 Estatística 7.5
200089 Métodos de Sondagens 7.5
Opções
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200026 Data Mining I 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200083 Marketing Digital 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200089 Métodos de Sondagens 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200104 Princípios de Gestão Financeira 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
200129 Técnicas de Quantificação de Valor 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 7.5
400029 Web Analytics 7.5
400045 Cidades Sustentáveis 7.5
400054 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I 3.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200024 Data Mining Geo-Espacial 7.5
200028 Data Mining II 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200065 Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente 7.5
200067 Gestão de Marketing 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) 7.5
200085 Marketing Experimental 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Técnicas Explicativas 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200121 Sistemas de Apoio à Decisão 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
200140 Geospatial Intelligence 7.5
200145 Big Data Applications 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400027 Search Engine Marketing 7.5
400028 Social Media Intelligence 7.5
400039 Integrated Management Solutions 7.5
400040 Enterprise Mobility Solutions 7.5
400042 Business Solutions as a Service 7.5
400046 City Analytics 7.5
400049 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades II 4.0
400051 Computação Móvel e Ubíqua 7.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5