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NOVA Information Management School

Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Grau

Não atribuido

Coordenador ECTS

Roberto Henriques

Objectivos educativos

Esta pós-graduação em Marketing Research e CRM visa colmatar uma lacuna na formação pós-graduada de quadros, técnicos e outros profissionais da área do marketing, com particular destaque para técnicos e utilizadores de estudos de mercado, bem como profissionais envolvidos na gestão do relacionamento com o cliente. Esta tem por principal objectivo fornecer uma formação de excelência, equilibrada entre uma componente conceptual e metodológica de marketing, com uma vocação quantitativa, e uma formação prática orientada para o estudo de casos e elaboração de projectos.

Esta pós-graduação dirige-se a quadros superiores, técnicos e outros profissionais do Marketing que queiram obter e aprofundar competências no domínio do Marketing Research e do CRM, utilizando as mais avançadas metodologias de recolha, análise e tratamento de informação. Assim, esta pós-graduação é particularmente indicada para técnicos e utilizadores de Estudos de Mercado, bem como profissionais que estejam envolvidos na Gestão do Relacionamento com o Cliente, em indústrias como a de Banca e Seguros, Telecomunicações, Grande Consumo, entre outras.

O curso tem como objectivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Planear, conceber e conduzir estudos de mercado ou qualquer outra investigação em marketing;

- Seleccionar e aplicar metodologias de recolha de dados de marketing;

- Analisar, interpretar e comunicar os resultados de estudos de investigação em marketing;

- Gerir, explorar, interpretar e comunicar informação de marketing residente em sistemas de informação ou proveniente de outras IGNOREes de informação de marketing;

- Conceber, implementar e gerir politicas de relacionamento com clientes.

Candidaturas - ano letivo 2017/2018
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae e submeter a candidatura no final, de 4 de abril a 11 de maio de 2017. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional e ainda entrevista aos candidatos.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são:

Licenciatura em área compatível;

Análise ao currículo académico e profissional do candidato;

Realização de uma entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Marketing Research e CRM, os alunos têm que realizar 8 disciplinas os alunos têm que realizar 8 disciplinas, das quais 6 são obrigatórias e as restantes são opcionais a escolher de entre um conjunto de mais de 30 disciplinas disponíveis.

Acesso a outros cursos

A pós-graduação confere acesso à obtenção do grau de mestre em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Marketing Research e CRM, mediante a realização de uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional e ainda a aprovação à disciplina de Metodologias de Investigação.

O Mestrado em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Marketing Research e CRM, está classificado como o melhor Mestrado em E-Business em Portugal, o 2º da Europa e do Mundo pela Eduniversal – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

Regras de avaliação

A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
Opções
200001 Análise de Dados 7.5
200004 Aplicações de Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200015 Ciência e Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200026 Data Mining I 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200046 Estatística 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200055 Geographic Information Standards 4.0
200058 Geographic Information Systems Applications 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200083 Marketing Digital 7.5
200085 Marketing Experimental 7.5
200089 Métodos de Sondagens 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200104 Princípios de Gestão Financeira 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
200129 Técnicas de Quantificação de Valor 7.5
400013 Análise de Dados Multivariados 1.0
400020 Direção de Sistemas de Informação 7.5
400029 Web Analytics 7.5
400045 Cidades Sustentáveis 7.5
400054 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I 3.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200049 Estudos de Mercado 7.5
200065 Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Técnicas Explicativas 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200024 Data Mining Geo-Espacial 7.5
200028 Data Mining II 7.5
200061 Geospatial Free Open Source Software 4.0
200067 Gestão de Marketing 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200121 Sistemas de Apoio à Decisão 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5
200145 Big Data Applications 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400027 Search Engine Marketing 7.5
400028 Social Media Intelligence 7.5
400039 Integrated Management Solutions 7.5
400040 Enterprise Mobility Solutions 7.5
400042 Business Solutions as a Service 7.5
400046 City Analytics 7.5
400049 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades II 4.0
400051 Computação Móvel e Ubíqua 7.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5