Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

NOVA Information Management School

Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Grau

Não atribuido

Coordenador ECTS

Roberto André Pereira Henriques

Objectivos educativos

O ambiente globalizado em que as empresas desenvolvem a sua atividade tem promovido, como fator crítico de sucesso para o negócio, a capacidade das organizações terem acesso aos dados, à informação e ao conhecimento gerados pelas mesmas.

A Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence visa a formação de especialistas e gestores capazes de utilizar processos de business analytics e princípios de gestão do conhecimento de forma a suportar a tomada de decisão nas organizações, induzir a criação de valor e promover a sua competitividade.

Entre os potenciais destinatários desta pós-graduação destacamos aqueles que têm responsabilidades na área da Gestão do Conhecimento e da Business Intelligence, os gestores de Data warehouses, bem como os gestores e líderes que procuram aumentar o valor construído a partir das data warehouses das organizações onde desenvolvem a sua actividade. Esta pós-graduação dirige-se também aos quadros técnicos e gestores que necessitam de trabalhar em conjunto para lançar iniciativas de BI.

Este curso tem os seguintes objetivos específicos:

- Introduzir os princípios da Gestão do Conhecimento para a melhoria da eficiência e da eficácia organizacional, com vista a promover a competitividade das organizações; 

- Compreender o processo de Business Intelligence e o seu papel na criação de valor para o negócio;

- Utilizar aplicações analíticas de monitorização do desempenho das organizações e ferramentas de visualização;

- Compreender o objectivo e conhecer as principais técnicas de Data Mining e Análise Preditiva;

- Identificar os indicadores chave das aplicações analíticas em contexto empresarial. 

Candidaturas - ano letivo 2017/2018
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae e submeter a candidatura no final, de 4 de abril a 11 de maio de 2017. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional e ainda entrevista aos candidatos.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são:

- Licenciatura em área compatível;

- Análise ao currículo académico e profissional do candidato;

- Realização de uma entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence, os alunos têm que realizar 8 disciplinas, das quais 6 são obrigatórias e as restantes opcionais de um conjunto de mais de 30 disciplinas disponíveis.

Acesso a outros cursos

A pós-graduação confere acesso à obtenção do grau de mestre em Gestão de Informação, com especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence, mediante a realização de uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional e ainda a aprovação à disciplina de Metodologias de Investigação.

O Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence, está classificado como o melhor Mestrado em Business Intelligence e Gestão do Conhecimento do Mundo pela Eduniversal – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

Regras de avaliação

A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
200012 Business Intelligence I 7.5
200026 Data Mining I 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
Opções
200001 Análise de Dados 7.5
200004 Aplicações de Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200015 Ciência e Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200046 Estatística 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200058 Geographic Information Systems Applications 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200083 Marketing Digital 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200089 Métodos de Sondagens 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200104 Princípios de Gestão Financeira 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
200129 Técnicas de Quantificação de Valor 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 7.5
400029 Web Analytics 7.5
400045 Cidades Sustentáveis 7.5
400054 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I 3.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200013 Business Intelligence II 7.5
200028 Data Mining II 7.5
200121 Sistemas de Apoio à Decisão 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200024 Data Mining Geo-Espacial 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200061 Geospatial Free Open Source Software 4.0
200065 Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente 7.5
200067 Gestão de Marketing 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) 7.5
200085 Marketing Experimental 7.5
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Técnicas Explicativas 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
200145 Big Data Applications 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400027 Search Engine Marketing 7.5
400028 Social Media Intelligence 7.5
400039 Integrated Management Solutions 7.5
400040 Enterprise Mobility Solutions 7.5
400042 Business Solutions as a Service 7.5
400046 City Analytics 7.5
400049 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades II 4.0
400051 Computação Móvel e Ubíqua 7.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5