Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

NOVA Information Management School

Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Grau

Não atribuido

Coordenador ECTS

Guilherme Martins Victorino, Teresa Maria Ferreira Rodrigues

Objectivos educativos

Numa sociedade em que os estudos de segurança e defesa se alargam a novas dimensões sociais e económicas em contextos internacionais complexos, esta pós-graduação debruça-se sobre os instrumentos de análise e as metodologias necessárias para avaliar, gerir e tomar decisões neste domínio.

A pós-graduação em Gestão de Informações e Segurança vem assim responder aos desafios impostos pelo novo enquadramento da segurança internacional e da defesa e pelos desafios da globalização que configuram as relações de poderes mundiais, nos quais os processos de decisão estratégica e o enquadramento da segurança e das informações devem ser equacionados.

Entre os potenciais destinatários desta pós-graduação destacam-se aqueles que têm responsabilidades nas áreas das informações e segurança, em particular, elementos das forças e serviços de segurança, militares, gestores que trabalham em áreas de suporte à tomada de decisão e competitive intelligence, técnicos de ONG’s, outros técnicos da administração pública com responsabilidade ao nível da gestão de informação.

Este curso tem como objetivos principais:

- Obtenção de capacidades de compreensão sobre as diversas fases do ciclo de produção de Informações;

- Compreensão, análise e investigação do(s) processo(s) de Globalização;

- Promoção de conhecimento de inteligência e recolha de informações e técnicas de análise de dados;

- Promoção de capacidades de apoio à decisão potenciadas pela utilização de processos de gestão do conhecimento, Inteligência Competitiva e de Negócio; 

- Compreensão do papel da inteligência estratégica no apoio à tomada de decisão.  

Candidaturas - ano letivo 2017/2018
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae e submeter a candidatura no final, até 30 de novembro de 2017. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional e ainda entrevista aos candidatos.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são:

- Licenciatura em área compatível;

- Análise ao currículo académico e profissional do candidato;

- Realização de uma entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O plano de estudos deste curso é composto por 8 unidades curriculares obrigatórias, num total de 60 ECTS.

Acesso a outros cursos

Regras de avaliação

A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
400032 Técnicas Analíticas Estruturadas para Análise de Informações 7.5
400033 Inteligência Económica e Competitiva 7.5
400035 Dinâmicas Regionais de Segurança e Defesa 7.5
400037 Metodologias e Técnicas de Análise e de Prospetiva 7.5
Opções
200083 Marketing Digital 7.5
200086 Metodologias de Investigação 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
400030 Serviços de Informações e Regimes Políticos 7.5
400031 Globalização e Riscos de Segurança 7.5
400034 Serviços de Informações em Portugal 7.5
400036 Social Network Intelligence 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200028 Data Mining II 7.5
200036 Detecção Remota 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200052 Geographic Data Bases (Advanced) 4.0
200061 Geospatial Free Open Source Software 4.0
200065 Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) 7.5
200085 Marketing Experimental 7.5
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Técnicas Explicativas 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200118 Seminário de Avaliação e Gestão de Projetos 7.5
200121 Sistemas de Apoio à Decisão 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400024 O Novo Mercado na Saúde 4.0
400025 Planeamento e Controlo de Gestão em Organizações de Saúde 7.5
400026 Saúde Sustentável 3.5
400027 Search Engine Marketing 7.5
400029 Web Analytics 7.5