Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

NOVA Information Management School

Mestrado em Gestão de Informação

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Percursos

Coordenador ECTS

Roberto Henriques

Objectivos educativos

O Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, está classificado como o melhor Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação em Portugal e o 2º melhor da Europa Ocidental pela Eduniversal – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

A especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação promove a reflexão estratégica sobre o papel da gestão do conhecimento e dos sistemas de informação na criação de valor acrescentado e vantagens competitivas num ambiente concorrencial cada vez mais exigente.

Dirige-se a todos aqueles que assumem funções e/ou responsabilidades na área dos Sistemas de Informação. Os gestores e técnicos que exercem funções nas áreas de Gestão da Organização e Informática, na Coordenação de Projectos de Sistemas de Informação, no Desenvolvimento de Sistemas de Informação, na Gestão da Informação, na Auditoria Informática, na Qualidade dos Sistemas de Informação ou na Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação são, entre outros, alguns dos destinatários deste mestrado.

O curso tem como objectivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de conhecimento e sistemas de informação;

- Analisar os contextos organizacionais e a sua importância para o estabelecimento de metodologias inovadoras baseadas nos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos;  

- Dominar os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, a organização e o acesso à informação no contexto das organizações;

- Utilizar a informação enquanto activo fundamental da organização e da sua utilização para a redução dos níveis de incerteza associados à decisão;

- Conceber e desenvolver sistemas e tecnologias de informação que supram as necessidades de informação das organizações.

Candidaturas - ano letivo 2017/2018
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae e submeter a candidatura no final, de 4 de abril a 11 de maio de 2017. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional e ainda entrevista aos candidatos.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível; análise ao currículo académico e profissional do candidato; realização de uma entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a conclusão da parte escolar é necessária a obtenção de um mínimo de 60 ECTS. A parte curricular do curso decorre durante dois semestres e corresponde ao diploma de pós-graduação na respectiva especialização.

A obtenção do grau de Mestre em Gestão de Informação, com especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação, implica a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto, originais e especialmente realizados para esse fim, ou um estágio de natureza profissional, objecto de relatório final, realizados durante o terceiro semestre do curso, a que correspondem 35 unidades de crédito adicionais.

Acesso a outros cursos

Acesso ao Doutoramento.

Regras de avaliação

Estrutura