Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

NOVA Information Management School

Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Este percurso é um perfil de

Coordenador ECTS

Roberto Henriques

Objectivos educativos

O Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, está classificado como o melhor Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação em Portugal e o 2º melhor da Europa Ocidental pela Eduniversal – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

A especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação promove a reflexão estratégica sobre o papel da gestão do conhecimento e dos sistemas de informação na criação de valor acrescentado e vantagens competitivas num ambiente concorrencial cada vez mais exigente.

Dirige-se a todos aqueles que assumem funções e/ou responsabilidades na área dos Sistemas de Informação. Os gestores e técnicos que exercem funções nas áreas de Gestão da Organização e Informática, na Coordenação de Projectos de Sistemas de Informação, no Desenvolvimento de Sistemas de Informação, na Gestão da Informação, na Auditoria Informática, na Qualidade dos Sistemas de Informação ou na Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação são, entre outros, alguns dos destinatários deste mestrado.

O curso tem como objectivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de conhecimento e sistemas de informação;

- Analisar os contextos organizacionais e a sua importância para o estabelecimento de metodologias inovadoras baseadas nos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos;  

- Dominar os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, a organização e o acesso à informação no contexto das organizações;

- Utilizar a informação enquanto activo fundamental da organização e da sua utilização para a redução dos níveis de incerteza associados à decisão;

- Conceber e desenvolver sistemas e tecnologias de informação que supram as necessidades de informação das organizações.

Candidaturas - ano letivo 2017/2018
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae e submeter a candidatura no final, de 4 de abril a 11 de maio de 2017. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional e ainda entrevista aos candidatos.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível; análise ao currículo académico e profissional do candidato; realização de uma entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a conclusão da parte escolar é necessária a obtenção de um mínimo de 60 ECTS. A parte curricular do curso decorre durante dois semestres e corresponde ao diploma de pós-graduação na respectiva especialização.

A obtenção do grau de Mestre em Gestão de Informação, com especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação, implica a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto, originais e especialmente realizados para esse fim, ou um estágio de natureza profissional, objecto de relatório final, realizados durante o terceiro semestre do curso, a que correspondem 35 unidades de crédito adicionais.

Acesso a outros cursos

Acesso ao Doutoramento.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
200012 Business Intelligence I 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200026 Data Mining I 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200085 Marketing Experimental 7.5
Opções
200001 Análise de Dados 7.5
200004 Aplicações de Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200015 Ciência e Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200023 Data Mining 7.5
200026 Data Mining I 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200046 Estatística 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200055 Geographic Information Standards 4.0
200055 Geographic Information Standards 4.0
200056 Geographic Information Systems 7.5
200058 Geographic Information Systems Applications 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200083 Marketing Digital 7.5
200085 Marketing Experimental 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200089 Métodos de Sondagens 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200104 Princípios de Gestão Financeira 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
200129 Técnicas de Quantificação de Valor 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5
400009 Inovação, Gestão da Mudança e o Novo Cliente em Saúde 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 7.5
400021 Enterprise Cloud Mobility 7.5
400029 Web Analytics 7.5
400045 Cidades Sustentáveis 7.5
400054 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I 3.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200028 Data Mining II 7.5
200067 Gestão de Marketing 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) 7.5
200086 Metodologias de Investigação 7.5
200121 Sistemas de Apoio à Decisão 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5
400028 Social Media Intelligence 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200024 Data Mining Geo-Espacial 7.5
200028 Data Mining II 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200052 Geographic Data Bases (Advanced) 4.0
200061 Geospatial Free Open Source Software 4.0
200065 Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente 7.5
200067 Gestão de Marketing 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Técnicas Explicativas 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200121 Sistemas de Apoio à Decisão 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5
200145 Big Data Applications 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400027 Search Engine Marketing 7.5
400028 Social Media Intelligence 7.5
400039 Integrated Management Solutions 7.5
400040 Enterprise Mobility Solutions 7.5
400042 Business Solutions as a Service 7.5
400046 City Analytics 7.5
400049 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades II 4.0
400051 Computação Móvel e Ubíqua 7.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5