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NOVA Information Management School

Marketing Experimental

Código

200085

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Jonathan Gavin Eccles

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

A disciplina tem como objectivo proporcionar uma compreensão crítica do marketing de experiências, bem como analisar o seu papel no sucesso das organizações. Através de uma combinação de teoria, prática e estudos de caso, os alunos serão confrontados com os desafios e benefícios de:

 

  • Descobrir como é que o marketing de experiências pode acrescentar valor, diferenciar produtos e marcas, e construir a fidelidade dos clientes;
  • Conhecer os frameworks e ferramentas da CEM – uma abordagem para a criação e gestão das experiências dos clientes; 
  • Construir uma plataforma de experiências para as marcas, incluindo as questões do posicionamento, promessa de valor e implementação;
  • Perceber como criar estruturas e processos organizacionais, bem como politicas de recursos humanos, adequadas à criação, estrategicamente planeada, de experiências;
  •  Analisar e desenvolver planos de acção para a implementação da CEM nas organizações.
 

 

 

 

 

Pré-requisitos

Não existem requisitos de frequência

Conteúdo

 

Criação de Valor numa Economia da Experiências: O papel e a importância do serviço como um fator diferencial chave

Amplitude e alcance do Marketing Experiencial: Visão centrada no cliente

Frameworks para gerir a experiência do cliente: Características e benefícios

Relações mútuas: o papel do cliente versus Organização; "Brand Love"

Organização e gestão da experiência: Gestão integrada de "pontos de contato" e de "Canais".
 

Bibliografia

Schmitt, Bernd H. (2011); Experiential Marketing: How to Get Customers to Sense, Feel, Think, Act; Smilansky, S. (2009); Experiential Marketing: A Practical Guide to Interactive Brand Experiences; 0; 0; 0

Método de ensino

A disciplina baseia-se em aulas teórico-práticas. Para além das leituras recomendadas e da exposição dos temas em sala de aula, serão promovidas discussões e exercícios em sala de aula. A parte prática está orientada para a análise e desenvolvimento de estudos de caso e de um trabalho prático de grupo. Será dada importância ao trabalho de grupo para fomentar a discussão estruturada e a partilha de experiências.

Método de avaliação

60% da avaliação baseia-se num exame final.
40% da avaliação baseia-se num projecto de grupo.

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