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NOVA Information Management School

Metodologias de Recolha de Dados

Código

200087

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Pedro Miguel Pereira Simões Coelho

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Esta disciplina tem por objectivo dar a conhecer um conjunto de metodologias que suportam qualquer processo de recolha de dados, com principal destaque para o contexto em que a recolha de dados se efectua por amostragem.
É abordada a problemática relacionada com a definição das populações alvo e com a constituição de bases de sondagem, apresentados os principais desenhos amostrais de carácter empírico e probabilístico, e analisados métodos para prevenção e tratamento dos principais erros não amostrais.
Com este curso os alunos deverão ser capazes de conceber uma metodologia que suporte a recolha de dados, com particular destaque para o contexto de uma investigação em marketing.

No final da unidade curricular o aluno deverá atingir os seguintes objectivos de aprendizagem:
1.Identificar e diferenciar os métodos de recolha de dados.
2.Definir uma população alvo e constituir a respectiva base de sondagem.
3.Identificar medidas preventivas e correctivas para os erros não amostrais.
4.Compreender e aplicar métodos de amostragem não probabilística.
5.Compreender e aplicar métodos de amostragem probabilística.
6.Desenvolver a metodologia de amostragem adequada a cada situação.
7.Dimensionar amostras.
8.Estimar características populacionais com base na informação amostral.
9.Calcular medidas de precisão para as estimações efectuadas.

Pré-requisitos

Estatística.

Conteúdo

  1. Introdução à recolha de dados
  2. População alvo e base de sondagem
  3. Erros não amostrais
  4. Amostragem não probabilística
  5. Amostragem probabilística

Bibliografia

Malhotra, Naresh K., Birks, David F. (2007). Marketing research: an applied approach. Third European edition. Harlow: Prentice Hall/Financial Times.; Vilares, M., Coelho, P.S. (2011). Satisfação e Lealdade do Cliente ¿ Metodologias de avaliação, gestão e análise. Escolar Editora. ; 0; 0; 0

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teorico-práticas, com exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), apresentação de casos práticos, discussão de metodologias e resolução de exercícios.

Método de avaliação

Exame final (60%) + Projecto com discussão (40%)
O projecto da disciplina inclui a elaboração e apresentação de um relatório, e é objecto de discussão com o docente. Este projecto compreende a concepção de uma metodologia de recolha de dados para um problema de marketing concreto, incluindo o desenho e dimensionamento de uma amostra. Para garantir aprovação é necessário atingir a nota mínima de 9,5 valores em cada um dos elementos de avaliação.

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